A fisiologia do exercício também investiga as interações entre os efeitos do treinamento físico e os fatores ambientais (PATE & DURSTINE, 2004). ... Conhecer fisiologicamente as reações do corpo humano durante e no pós-esforço físico é de fundamental importância para o aperfeiçoamento do treinamento físico.
O Código de Ética do Profissional de Educação Física busca promover a discussão de valores éticos e morais na formação e atuação dos profissionais da área. ... A Educação Física desempenha um papel social histórico.
Além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, esse profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados. Com isso, as articulações e a musculatura não sofrem esforços excessivos e o risco de lesão é reduzido de maneira bastante significativa.
8 benefícios do exercício físico comprovados pela ciência
Introdução: A prática regular de atividade física (PRAF) é fundamental em qualquer idade e tem sido considerada um meio de preservar e melhorar a saúde e a qualidade de vida do ser humano. A inatividade física é um importante fator de risco de doenças crônicas não transmissíveis,como diabetes e hipertensão arterial.
O exercício físico regular aumenta a taxa metabólica, ajudando seu corpo a queimar mais calorias e perder peso mais rápido. Além disso, estudos demonstram que a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência é fundamental para maximizar a perda de gordura e a manutenção da massa muscular.
A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As atividades físicas controlam os níveis de colesterol. A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.
A atividade física diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque, ao colocar o corpo em movimento, o organismo produz uma lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como “bom” colesterol, reduz o mau colesterol e diminui o nível de triglicérides no sangue.
A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. As atividades físicas controlam os níveis de colesterol. A atividade física pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.
Quando você abandona o treinamento de força, as mudanças nos músculos começam a ocorrer em dias. O músculo, quando não estimulado frequentemente, começará a perder a proteína que é absorvida em sua circulação e excretada através da micção.
Ao se exercitar, o cérebro começa a trabalhar, produzindo milhares de reações químicas. A atividade produz não apenas queima de gordura e aumento da musculatura, mas também ajuda todo o processo de atenção e concentração, que se prolonga além do tempo em que estamos treinando.