Desde 1985 a multimistura, composta por 70% de farelos de arroz ou trigo, 15% de pó de folhas de mandioca e 15% de pó de sementes (gergelim ou abóbora), é utilizada, especialmente pela Pastoral da Criança para tentar combater a desnutrição infantil.
É uma espécie de farinha composta de 70% de farelo tostado (de trigo, arroz e outros), 15% de pó de sementes (de gergelim, melancia, etc.) e 15% de pó de folhas verdes escuras (da mandioca, que é rica em vitamina A e C, da batata-doce e outras). O preparo pode ser acrescentado à alimentação diária.
Preparo da multimistura
Clara Takaki Brandão
A Dra. Zilda achou que poderia construir seu projeto em cima das cinco ações básicas de saúde que, ela sabia, eram responsáveis pela redução da mortalidade infantil. Essas cinco ações são a saúde da gestante, o aleitamento materno, a vacinação, o soro caseiro e o controle do peso.
Após mais de duas décadas, o trabalho de Zilda Arns na Pastoral auxiliou milhares de comunidades carentes pelo Brasil e contou com o apoio de mais de 260 mil trabalhadores voluntários. Sem dúvida, os frutos desse trabalho foram de grande ajuda na promoção da saúde, educação e cidadania.
Fundou em 1983 a Pastoral da Criança, um programa de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 2006, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
Pediatra
12 de janeiro de 2010
Zilda Arns
Em 26 de dezembro de 1959, casou-se com Aloísio Bruno Neumann (1931-1978), com quem teve seis filhos: Marcelo (falecido três dias após o parto), Rubens, Nelson, Heloísa, Rogério e Sílvia (que faleceu em 2003 num acidente automobilístico). Zilda Arns era avó de dez netos.
25 de agosto de 1934
Santa Catarina, Brasil
Universidade Federal do Paraná - Ufpr
Receita da super farinha para emagrecer
E quais farinhas ajudam no emagrecimento?
“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).
Use farinhas com mais nutrientes A farinha tradicional tem cerca de 2 g de fibras a cada 100 g, já a integral carrega cerca de 6 g do nutriente na mesma porção. A farinha de aveia também é uma boa opção nesse sentido, pois fornece fibras solúveis importantes como a betaglucana, ligada à redução do colesterol.
Já o óleo de girassol é muito bom para preparar carnes e peixes, mas, seu sabor pode sobressair em molhos e temperos. O óleo de milho é indicado para fazer bolos e receitas doces e o óleo de soja é o mais utilizado para frituras em geral.
A farinha de trigo integral é ótima para substituir a farinha branca, porque tem um alto teor de fibras. Cada 100 gramas fornece cerca de 8,6 g de fibra, ao contrário da farinha de trigo branca que fornece apenas 2,9 g.
Farinha de arroz É a principal substituta para a farinha de trigo em diversas receitas, como pães, massas, biscoitos e bolos. Quem não pode consumir glúten a elege como substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade.