“A História serve para se entender o presente” – Prof. Ms. ... “A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa.
Estudamos história por vários motivos. Primeiro porque tudo é história. ... Por esse motivo, se queremos entender o presente, precisamos compreender suas origens históricas: o seu passado. Na maioria das vezes, a história ensinada na escola, trata dos grandes personagens e suas realizações (JK e a construção de Brasília).
É chamado de história o conhecimento que estuda as ocorrências do passado. ... Exemplos de fontes históricas são vestimentas, artefatos artísticos, documentos, utensílios, construções, fósseis, obras de arte, fotografias e tudo que venha a servir como vestígios do passado.
História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.
história é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.o termo "história" também pode signigicar toda a informação do passado arquivada em todas as línguas em todo mundo,por intermédios de registros históricos.
Resposta:História estuda as ações da humanidade através do tempo e do espaço. Serve para compreendermos o presente, solucionando possíveis erros do passado. ... Ao mesmo tempo, a história serve para nos mostrar todos os fatos que transformaram o mundo no que ele é hoje.
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. ... Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Quem faz a história, de forma prática, é toda a coletividade juntamente com cada indivíduo que a integra, isto é; todas as pessoas ajudam a produzir a história, ainda que os mais notáveis e famosos sejam apenas determinados personagens históricos.
História é o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatara memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.
A história não é feita apenas pelos grandes personagens, mas por todos nós; isto é por pessoas como eu, você, a prefeita etc; grupos, como o dos idosos, soldados, artesãos, o dos pobres, dos ricos, o das mulheres etc.; e instituições sociais, como a igreja, a Câmara dos Deputados, o exército etc.
Os historiadores por muito tempo acreditavam e afirmavam, que a História era feita somente por reis, generais, presidentes etc. O tempo foi o responsável para que eles descobrissem que a História não é feita apenas por grandes personagens, mas por todos nós, isto é, por pessoas, grupos e instituições sociais.
História é a ciência que estuda o passado da humanidade para compreendermos o presente e poder projetar o nosso futuro.
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
O ser humano moderno provavelmente se desenvolveu entre 200 mil e 100 mil anos atrás. O nome científico da espécie é Homo sapiens (“homem racional”). Muitos cientistas acreditam que os primeiros representantes da espécie surgiram na África, espalhando-se depois pela Ásia e pela Europa, e, mais tarde, pela América.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.
1. Período da História que teve início com osurgimento do homem, há mais ou menos 7milhões de anos, e terminou com ainvenção da escrita, há 4.
Enquanto o local de surgimento do homem parece ser unanimidade entre os cientistas, o que se questiona agora é quando ele teria saído da África para ocupar outras regiões. A teoria vigente é que os primeiros humanos teriam migrado pela costa da África, em direção à do mar Mediterrâneo, por volta de 60 mil anos atrás.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.
Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva. Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.
1 Que ou aquele que não avalia as consequências de seus ditos ou atitudes; irresponsável, leviano. 2 Que ou aquele que não é coerente, que é contraditório; incoerente.