São eles: coerência sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. A coerência textual é um elemento imprescindível para um bom texto. Ela está relacionada com os sentidos da redação, ou seja, com os recursos que garantem à escrita maior inteligibilidade e organização argumentativa.
Coesão e coerência são coisas diferentes, de modo que um texto coeso pode ser incoerente. ... A coesão textual tem como foco a articulação interna, ou seja, as questões gramaticais. Já a coerência textual trata da articulação externa e mais profunda da mensagem.
A coesão é a ligação entre os elementos gramaticais, semânticos e discursivos do texto. Trata-se da forma como as frases e palavras se relacionam e são combinadas. Já a coerência é o que trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido através de uma linguagem e sequência adequadas.
Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. ... O texto que obedece à coerência transmite uma relação lógica de ideias que se complementam, não se contradizem e conferem significado à mensagem.
Logo, para ser claro, direto e conciso, prefira frases curtas. Se houver necessidade de uma oração mais extensa, os conectivos cumprirão bem o papel de mantê-la inteligível e coesa, além de evitar repetições de palavras.
Objetividade é característica de uma pessoa direta e clareza refere-se a expressão clara de compreender.
No contato pessoal, há mais interação e é possível trocar mais informações — inclusive não-verbais.
Quais são as dicas gerais para enviar um email a um professor?