Não ocorre crase:
A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Por se tratar da fusão da preposição “a” com o artigo “a”, a crase somente deverá aparecer antes de palavras femininas. Se ainda assim você ficar em dúvida, basta substituir a palavra feminina por uma masculina.
Gramática. Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Não se usa crase se antes das horas há a preposição "após". g) Não haverá transporte das 9h às 10h. Na indicação de horário, sempre usamos crase. As exceções são apenas para os casos em que as preposições "após, desde, entre, para" antecede as horas.
A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” e do artigo “a” (ou dos pronomes demonstrativos “a”, “as”, “aquele(s)”, “aquela(s)”, “aquilo”). A junção dos dois “as” é graficamente representada pelo acento grave (à) — veja bem, a crase não é o nome do acento, mas sim do fenômeno.
As palavras às e ás existem na língua portuguesa e estão corretas. Apesar de na escrita apenas serem diferentes na acentuação, o uso do acento agudo (´) ou do acento grave (`) faz com que essas duas palavras tenham significados diferentes, devendo ser usadas em situações distintas.
A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Ases, cicatrizes e repórteres. Os Substantivos são uma classe de palavras que se caracterizar por dar nome aos seres, ou seja, pessoas, objetos e cidades.
Sempre que as expressões forem formadas por palavras repetidas, mesmo que sejam palavras femininas, lembre-se de que o uso da crase não é permitido.
O singular e o plural indicam a flexão em número das palavras. O singular indica apenas um ser. O plural indica dois ou mais seres....A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:
A palavra “parabéns” classifica-se gramaticalmente como um substantivo masculino e plural. Por isso o correto é dizer “vamos cantar os parabéns”, “meus parabéns a você”, “esses parabéns estão atrasados”.
Significado de Parabéns substantivo masculino plural Felicitações, congratulações, que significam cumprimentos dirigidos a alguém por alguma coisa: parabéns pelo seu aniversário. Etimologia (origem da palavra parabéns). Plural de parabém.
SEPARAR EM SÍLABAS
É correto dizer O tênis ou OS tênis. A presença da letra S, na terminação dessas palavras, não é um indicador de plural, diferentemente do que ocorre com os exemplos que citei no parágrafo anterior.
Em português, o plural do termo vírus é igual ao singular. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem .
Em português, a palavra “tênis” ganhou força e passou a indicar todo tipo de calçados esportivos – em inglês, eles são chamados de sneakers.
3) Normalmente, o plural das palavras terminadas por s, desde que não oxítonas1, faz-se do mesmo modo que no singular2: bônus, cais, lápis, ônus, pires, vírus, xis.
O plural é «lápis de cor», igual ao singular: a) «Perdi um lápis de cor.»
lápis-lazúli - nome masculino
Resposta. torax, virus, lápis, pires, ônibus, tênis, nariz.
Não existe o singular desta palavra, pois ela já está: Pires (singular) e Pires ( plural) não muda absolutamente nada.
Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: