Nódulo hipoecoico na mama, tireoide ou fígado: o que é e quando é grave. O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.
São causadas por alterações hormonais, antes ou durante a menstruação. Muitas vezes, os nódulos estão presentes em ambos os seios e causam dor. Os nódulos mamários podem crescer e se tornar dolorosos antes da menstruação. Em alguns casos, observam-se secreções na mama.
Nódulos de contornos irregulares ou espiculados costumam ter etiologia maligna, ao passo que os de contornos lisos, com calcificações centrais, difusas ou anelares, são geralmente benignos, assim como os que contêm gordura.
Um nódulo (ou massa) pulmonar é uma pequena área anormal que, às vezes, é diagnosticada durante uma tomografia computadorizada do tórax.
Nódulo isolado, de limites imprecisos e irregulares, com aspecto de caranguejo característico de neoplasia pulmonar. Chaves: câncer de pulmão; lung cancer.
Os nódulos sólidos podem ser benignos ou cancerígenos. Eles são avaliados de acordo com a forma e velocidade de crescimento. As lesões com margens irregulares ou espiculadas são as mais suspeitas para câncer. Já aquelas com margens regulares e crescimento lento geralmente são benignas.
Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.
O tamanho médio dos nódulos foi de 7,3 mm, sendo que o maior mediu 10 mm e o menor, 3 mm./span>
Os cistos mamários podem ser classificados de acordo com o seu tamanho: – Microcistos – são cistos mamários muito pequenos, que podem ser detectados durante os exames de imagem, como mamografia ou ultra-som, mas são pequenos demais para que consigamos palpá-lo. São, habitualmente, cistos menores que 0,4 cm de diâmetro.
O cisto na mama, também conhecido por cisto mamário, é uma alteração quase sempre benigna que aparece na maior parte das mulheres, entre os 15 e os 50 anos de idade. A maioria dos cistos de mama são do tipo simples e, por isso, são preenchidos apenas por líquido, não trazendo qualquer perigo para a saúde./span>
Esses nódulos surgem devido ao alongamento ou encurtamento da fibra do músculo, que contrai e não consegue relaxar. Esta condição da musculatura causa tensão muscular e interfere na circulação sanguínea e oxigenação da área lesionada, provocando dor local e com a possibilidade de irradiar para outras regiões./span>