A utilização das Escalas Wechsler de Inteligência está voltada para os contextos clínico, psicoeducacional e de pesquisa, possibilitando a avaliação minuciosa das capacidades cognitivas de crianças, adolescentes e adultos.
Três dos subtestes utilizados envolvem avaliação de habilidade verbal através da descrição de significados de palavras (Vocabulário, WASI), da extensão do vocabulário e da capacidade de estabelecer relações abstratas entre conceitos (RV, BPR-5) e da similaridade entre a função de duas palavras (Semelhanças, WASI).
Os subtestes Dígitos (DG) e Sequência de Números e Letras (SNL) medem o fator memória de curto prazo. Os subtestes Cubos e Completar Figuras calculam o pro- cessamento visual. Os subtestes Código (CD), Procurar Símbolos (PS) e Cancelamento (CA) são específicos de Velocidade de Processamento.
O teste de QI de Execução é a medida da organização perceptual. Ele avalia algumas funções do Processamento Visual, Capacidade de Planejamento, Aprendizagem Não-Verbal, Habilidades para pensar e manipular estímulos visuais com rapidez de velocidade.
NO WISC – IV, o índice de compreensão verbal que avaliou as habilidades verbais por meio do raciocínio verbal e a formação de conceitos, memória de longo prazo, julgamento, maturidade e bom senso, compreende os subtestes: semelhanças, vocabulário e compreensão.
A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias (Custódio, 2002).
No entanto, para uma tomada de decisão assertiva, é importante qualificá-lo. Realizar um teste de primeira instância é uma boa alternativa. Ele consiste em uma série de perguntas eliminatórias, como uma espécie de triagem, a fim de encontrar o melhor candidato para a vaga.
O SATEPSI foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o objetivo de avaliar a qualidade técnico-científica de instrumentos psicológicos para uso profissional, a partir da verificação objetiva de um conjunto de requisitos técnicos e divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às( ...
O SATEPSI é o sistema de avaliação de testes psicológicos desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para divulgar informações sobre os testes psicológicos à comunidade e às/os psicólogas/os. O psicólogo dispõe de um conjunto de ferramentas para sua prática profissional.
O objetivo final da Psicometria é a busca do invariante, isto é, elementos característicos de uma variável psicológica que não mudam de sujeito para sujeito. ... Uma vez definido um ponto de referência e um modo de mensurar um traço psicológico, precisamos compreender o conceito de variabilidade e erro.
Dentro da Psicometria clássica duas das mais importantes características de um teste são a fidedignidade (confiabilidade) e a validade. ... Se um teste não for fidedigno torna-se impossível avaliar a sua validade, de forma que seria logicamente impossível ter um teste que seja válido mas completamente não confiável.