Para descartar aparelhos de Raios-X, fazer o seguinte: Retirar a ampola/tubo de vidro do equipamento, acondicionar com segurança, para evitar que quebre, e encaminhá-la para reciclagem (é semelhante a uma lâmpada) para aproveitamento de cada parte, ou descartar em aterro sanitário licenciado.
Quando as reações nucleares começam, elas jogam partículas com energia suficiente para extrair elétrons de átomos e moléculas. As ligações alteradas produzem pares de íons que são extremamente reativos. Isso é conhecido como radiação ionizante e é onde o problema começa. Existem vários tipos de radiação ionizante.
O uso de radioisótopos na medicina abre um leque de possibilidades, tanto para exames de diagnóstico quanto no tratamento de doenças. Sua aplicação está centrada na medicina nuclear, que permite a observação do funcionamento de processos metabólicos, além de terapias importantes no combate a doenças como o câncer.
Vantagem: Ela pode ser utilizada na Medicina(em tratamentos de queimaduras e câncer, por exemplo); na esterilizacão de material cirúrgico; na conservacão de alimentos; em cálculos sobre a densidade de certos materiais; na busca por petróleo; o custo-benefício do combustível - que evidencia o seu alto potencial ...
Dentre os principais radiofármacos utilizados na medicina nuclear encontra-se:
A mais importante aplicação terapêutica da medicina nuclear é o uso do radioisótopo Iodo-131, para tratar tumores de tireoide.
Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças.
Áreas de concentração aumentada do radiotraçador na cintilografia óssea são consideradas metástases; se existirem dúvidas acerca desta concentração anormal do radiofármaco, exames radiológicos complementares são realizados para afastar doenças benignas(2).