A Revolta dos Cipaios ocorreu entre 1857 e 1859, na Índia. Suas principais causas foram o alistamento obrigatório no exército britânico da Companhia das Índias Orientais, bem como contra o domínio estrangeiro no país. Os líderes do movimento foram os cipaios, jovens soldados.
Resposta. Em 1750 a Inglaterra tomou posse da região e aumentaram os impostos sobre os tecidos indianos (maior parte da economia da Índia), elevando seus preços. A Índia passou a produzir grande quantidade de algodão para os ingleses deixando de produzir alimentos para sua própria população.
Em 1858, com a tomada de Punjab, no norte do país, os britânicos consolidaram seu domínio. Com a Revolução Industrial, as indústrias de tecelagem britânicas passaram a exportar tecidos para a Índia.
Resposta:a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a gota d'água para o enfraquecimento da Inglaterra e no dia 15 de agosto de 1947, a independência da Índia foi alcançada.
A principal estratégia dos britânicos para a dominação da Índia foi: Exportar o ópio, substância altamente viciante, para enfraquecer social e economicamente os hindus Desobediência civil, isto é, não reconhecer as leis e as autoridades da Índia Enfraquecer a produção têxtil da Índia, uma de suas principais atividades ...
Qual das alternativas a seguir traz características da dominação da Inglaterra sobre a Índia? ... d) A Inglaterra apenas comprava algodão da Índia e vendia produtos manufaturados aos indianos. Não houve dominação política, apenas relações econômicas.
A índia era um gigantesco mercado para os produtos industrializados dos ingleses. Muito além disso, ele exploravam as matérias-primas da índia, que eram importadas e transformadas na Inglaterra para a posterior venda ao resto do mundo.
O colonialismo é caracterizado por uma dominação direta tanto econômica quanto política, principalmente sobre territórios da América por parte dos países europeus. Contudo, está inserido em um contexto de mercantilismo e absolutismo, com a intensão de encontrar locais para a exploração.
A primeira fase do colonialismo aconteceu com a Espanha e Portugal. Esses povos iniciaram a exploração e outros povos, criando rotas para as índias. O objetivo era o comércio de especiarias. ... Os portugueses começaram dominando os povos do continente africano, posteriormente passaram a dominar outros povos.
Instalações comerciais; Concorrência; Vitória na guerra e afastamento dos franceses; Ingleses com o controle da região.
O colonialismo moderno começou com a Era dos Descobrimentos. Portugal e Espanha descobriram novas terras do outro lado do oceano e construíram feitorias. Para algumas pessoas, é esta construção de colônias em outro continente que diferencia o colonialismo de outros tipos de expansionismo.
No século XIX, após a independência das colônias na América, um novo tipo de imperialismo e colonialismo se desenvolveu, sob o prefixo grego “Neo”, que significa “novo” (neoimperialismo e neocolonialismo), na prática, estabelece os mecanismos de controle colonial por outros meios e permite que a nação mais poderosa ...
Resposta: A razão básica da colonização era econômica. ... Em termos sociais, a colonização era uma válvula de escape para a pressão demográfica. No plano político, o motivo essencial era a preocupação dos Estados europeus em aumentar seus contingentes militares.
Neste processo, o objetivo principal dos países colonizadores era a exploração de recursos naturais e minerais. No século XIX também ocorreu um intenso processo de colonialismo. ... É muito comum que ocorra, no processo de colonialismo, a aplicação da cultura dos colonizadores na região colonizada.