São nuvens de cor cinza-escuro. Sua presença no céu indica chuva.
Cumulonimbus
De acordo com a aparência, as nuvens se dividem em três aspectos distintos: cirrus, stratus e cumulos. Assim, a aparência é a forma como as enxergamos no céu. A cirrus apresenta aparência fibrosa e são altas, brancas e finas. Já a stratus cobrem boa parte do céu e apresentam formato rajado.
Nuvem é um conjunto de minúsculas partículas de água líquida ou de cristais de gelo - ou de ambos ao mesmo tempo - em suspensão na atmosfera.
- Nuvens Baixas: base até 2km de altura - líquidas. - Cirrus(CI): aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. - Cirrocumulus(CC): delgadas, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos e rugas.
De acordo com a altitude, as nuvens são consideradas altas se estiverem a 6km de altura acima do solo, médias se estiverem de 2 a 4km de altura em relação ao solo e baixas se estiverem até 2km de altura do solo.
Médias - base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador - podendo ser nuvens líquidas ou mistas. Baixas - base até 2 km de altura - constituídas de nuvens líquidas. Nuvens baixas a médias verticalmente desenvolvidas podem alcançar altitudes de cerca de 3 km.
Entre 5 e 3 bilhões de anos atrás, a Terra ainda estava muito quente, o que impedia os gases suspensos no ar de se transformar em líquido. Conforme foi esfriando, entre 3 e 2 bilhões de anos atrás, as primeiras nuvens surgiram. Além de água, tinham metano, amônia, hidrogênio, hélio e gás carbônico. Eram carregadas.