Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.
Dentre as grandezas que o multímetro normalmente pode medir estão:
Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.
Significado de Voltímetro Instrumento que mede a voltagem entre dois pontos de um circuito elétrico.
Estes voltímetros pegam a informação analógica, que são representados por valores contínuos, e passa para uma cadeia de bits. ... Quando essa informação de bits chega até ele, se inicia o processo de conversão, e o aparelho começa a fazer comparações periódicas do sinal de entrada.
O wattímetro é um instrumento que permite medir a potência eléctrica fornecida ou dissipada por um elemento. ... Tal como o voltímetro e o amperímetro, o wattímetro ideal mede a tensão sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e mede a corrente sem introduzir qualquer queda de tensão aos seus terminais.
O voltímetro digital permite monitorar a tensão da bateria do veículo e controlar o acionamento de amplificadores, impedindo que a bateria se descarregue totalmente. Ele pode ser acionado através da chave de ignição, da saída remote do aparelho de som ou através das teclas frontais.
O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento.
É ligado em paralelo com o circuito no qual se deseja determinar a tensão, conforme indicado na figura 04. Este aparelho deve apresentar resistência interna elevada a fim de impedir a passagem de corrente através de si.
Um ohmímetro é um instrumento de medição usado para determinar a resistência de um circuito elétrico ou componente. ... A escala do galvanômetro era marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garantia que, conforme a resistência diminuísse, a corrente através do medidor aumentaria.
Metodologia
Para medir tensões DC com o Arduino, basta montar um circuito como o que ilustramos acima (com R2 e R2 selecionados de acordo com a tensão máxima que você pode medir), conectando Vout a uma porta analógica do seu Arduino e conectando o terra do circuito ao pino GND do Arduino.
CUIDADOS NA MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIAS aTENÇÃO: a) Um ohmímetro nunca deve ser usado para a medição de resistências onde existe tensão, ou seja, no caso de medir resistências que fazem parte de um circuito este deve ser desligado e descarregado.
Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. ... Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível.
O osciloscópio é um aparelho electrónico que permite a visualização e análise, no geral, de sinais de tensão na forma de um gráfico em função do tempo. Pode ser do tipo digital ou analógico. Trata-se de um dispositivo indispensável a projectistas, técnicos ou a qualquer um que trabalhe com equipamento electrónico.
A resolução de um osciloscópio é determinada pelo número de bits que o conversor analógico digital é capaz de gerar a partir de um sinal analógico. ... A faixa de entrada de sinal é dividida em 2^b partições (ou degraus), tendo o menor valor de tensão detectável definido por (Faixa de entrada [V] / 2^b).
Um gerador de funções deve poder gerar sinais senoidais, triangulares, quadrados, dente-de-serra, com sweep (frequência variável), todos com diversas frequências e amplitudes. Normalmente ele possui um frequencíômetro acoplado e diversos botões de ajuste e seleção, além de conectores para saída do sinal.
Você pode medir o tempo e a frequência facilmente usando a escala horizontal do seu osciloscópio. Se você quiser garantir a precisão ao fazer uma medição de frequência, isso ajuda a aumentar a área do sinal no visor do osciloscópio - tornando-o maior para que você possa traduzir a forma de onda com mais facilidade.
O que é trigger de um osciloscópio. ... A função de trigger do osciloscópio permite que formas de onda repetitivas sejam exibidas na tela de maneira constante. O trigger (ou gatilho) permite que a base de tempo inicie sua varredura no mesmo ponto em cada repetição da forma de onda.
Tensão alternada O osciloscópio só pode medir tensões. Para medir corrente, é preciso inserir um resistor no circuito e medir a diferença de potencial entre os terminais do resistor. Conhecendo a resistência do resistor, é possível converter a escala de volts para ampères.
Na tela do osciloscópio deve aparecer um ponto brilhante, ou traço, movendo-se muito lentamente em toda a tela. Nos controles de posição vertical (Y-POS), você poderá mover o ponto para cima e para baixo na tela. O ajuste do traço deve ser feito de modo que fique, horizontalmente, no centro da tela.
Os osciloscópios analógicos funcionam aplicando (quase) directamente a tensão medida a duas placas (placas horizontais) que criam um campo eléctrico, provocando o desvio (vertical, dado que as placas são horizontais) de um feixe de electrões que se desloca para o écran.