Introdução: O seio esfenoidal é uma cavidade encontrada no corpo do osso esfenoide. Seu grau de pneumatização é variável, podendo abranger todo o corpo do osso esfenoide. Essa cavidade está localizada logo abaixo da sela turca, que aloja a glândula hipófise.
O seio esfenoidal (SE) é uma estrutura importante em cirurgias da base do crânio, que está cercada por várias estruturas anatômicas vitais, como as artérias carótidas internas, o nervo óptico e os nervos cranianos no interior do seio cavernoso.
Os seios da face são áreas ocas dentro dos ossos da face que se comunicam com o nariz e são recobertos por uma fina mucosa. Qualquer irritação ou inflamação pode levar essa mucosa a ficar mais inchada, que é esse espessamento mucoso visto no exame.
Inflamação dos seios da face, que são cavidades ocas localizadas nos ossos da face ao redor do nariz e dos olhos, classificadas como: frontais, esfenoidais, etmoidais e maxilares. Dependendo da duração, a doença pode ser aguda ou crônica.
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
Para tratar a sinusite crônica, o otorrino pode indicar o uso de remédios como:
Em média, a crise aguda dura até duas semanas. A sinusite se torna crônica quando os sintomas continuam por mais de três meses.
A sinusite causada por uma infecção por bactéria acontece em apenas 2% dos casos desta doença, e costuma ser suspeitada quando há febre acima de 38,5ºC, forte dor na face e secreção de aspecto purulento pelo nariz e garganta, ou quando os sintomas, mesmo que leves, persistem por mais de 10 dias.
A dor de cabeça de sinusite pode variar de leve a intensa, podendo ser maior durante o período da manhã. Ela costuma ser caracterizada por uma dor na face, atrás da testa, nas bochechas, na parte ao redor dos olhos e ouvidos e no maxilar superior.
A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.