Objetivo. O Diagrama de Caso de Uso serve para representar como os casos de uso interagem entre si no sistema e com os usuários (atores), ou seja, como as funcionalidades se relacionarão umas com as outras e como serão utilizadas pelo usuário, durante o uso do sistema.
O objetivo do diagrama de caso de uso em UML é demonstrar as diferentes maneiras que o usuário pode interagir com um sistema.
Um caso de uso se apresenta como uma lista completa das interações entre um usuário e o sistema para cumprir uma tarefa. Lista completa significa que o caso de uso descreve as interações desde o início da tarefa, até o fim.
Casos de uso são tipicamente relacionados a "atores". Um ator é um humano ou entidade máquina que interage com o sistema para executar um significante trabalho. É importante notar que não descreve como o software deverá ser construído, mas sim como ele deverá se comportar quando estiver pronto.
Um relacionamento de associação pode existir entre um ator e um caso de uso. Esse tipo de associação é normalmente chamado como uma Associação de Comunicação, desde que ela represente uma comunicação entre um ator e um caso de uso. Uma associação é representada como uma linha que liga os elementos a serem relacionados.
Um ator representa um conjunto coerente de papéis que os usuários de casos de uso desempenham quanto interagem com esses casos de uso. Tipicamente, um ator representa um papel que um ser humano, um dispositivo de hardware ou até outro sistema desempenha com o sistema.
Caso de uso é uma técnica de especificação que descreve uma seqüência de ações que o sistema deve realizar para produzir uma resposta para um ator. ... O caso de uso detalha o que um sistema deve fazer, descrevendo como uma determinada funcionalidade é utilizada por um ator.
elipse
Cenário: é uma das formas possíveis de se realizar um caso de uso. É uma sequência de passos que descreve uma interação entre o usuário e o sistema. Tipos de fluxos: ➢ Típicos: principal ou básico. ➢ Atípicos: alternativos, casos de erro, cancelamento etc.
Fluxos alternativos são fluxos que podem ser executados numa funcionalidade a partir da escolha do usuário, e não a partir de erros ou exceções do sistema.
A Descrição Expandida de Casos de Uso é utilizada para descrever detalhadamente o fluxo do caso de uso, quais os eventos que acontecem para garantir o sucesso do caso de uso.
Quando o caso de uso B estende o caso de uso A, significa que quando o caso de uso A for executado o caso de uso B poderá (poderá – talvez não seja) ser executado também. A direção do relacionamento é do caso de uso extensor (aqui o caso de uso B) para o caso de uso estendido (aqui o caso de uso A).
A função do extend é copiar propriedades de um ou mais objetos para um objeto de destino. Ou seja, é uma função utilitária, que atua sobre objetos "normais", nada específico do jQuery. Outra possibilidade é se criar um objeto que é um conjunto de vários outros.
e são de propósitos diferentes. O obriga que você tenha que usar outro caso de uso. O diz que PODE SER QUE você tenha que chamar o outro caso de uso. Se liga na direção das flechas cara: o é na direção do que chama até o chamado.
A multiplicidade em uma associação entre um ator e um caso de uso basicamente especifica o número de vezes que um ator pode utilizar um determinado caso de uso. A figura 3.
Um diagrama de fluxo de dados (DFD) mapeia o fluxo de informações para qualquer processo ou sistema. ... Eles podem ser usados para analisar um sistema existente ou modelar um novo.
As associações reflexivas, também conhecidas como auto associações, relacionam objetos da mesma classe. Esse tipo de associação indica que um objeto de uma classe se associa a outros objetos dessa mesma classe (não a ele mesmo). Vejamos no exemplo que segue.
Como podemos definir uma auto-associação: Identifica objetos de mesma classe que participam da associação. Entre os diagramas da UML qual deles é responsável por exibir as interações entre os vários componentes de um sistema, e em especial, os objetos e como seus métodos interagem entre si e a ordem? Sequencia.
Os principais diagramas comportamentais da UML são: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade. Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características destes diagramas.
Generalização. 5 a Questão (Cód.: 55483) Pontos: 1,0 / 1,0 Qual diagrama tem a finalidade de exibir como um objeto realiza uma determinada operação num determinado momento da execução, representando um estado particular? Objetos. ... Diagrama de Caso de Uso 3.
Diagramas de classes estão entre os tipos mais úteis de diagramas UML pois mapeiam de forma clara a estrutura de um determinado sistema ao modelar suas classes, seus atributos, operações e relações entre objetos.
Em termos de estrutura, o diagrama de classes se apresenta de maneira que a forma da classe em si consiste em um retângulo com três linhas. A linha superior contém o nome da classe, a linha do meio, os atributos da classe e a linha inferior expressa os métodos ou operações que a classe pode utilizar.
O diagrama de classes, como citado, tem como objetivo principal a especificação dos componentes do software e como estes se interligam, do ponto de vista estrutural, ou seja, da sua estrutura.