Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O). Nessa reação, todo íon hidrogênio (H+) do ácido reagiu com todo íon hidroxila (OH-) da base. Quando isso acontece, a reação é de neutralização total.
Quando apenas uma parte dos hidrogênios ionizáveis do ácido reage com as hidroxilas da base, ou o contrário, a reação é denominada de neutralização parcial. Não pare agora...
As reações de neutralização total são aquelas em que todos os hidrogênios ionizáveis de um ácido reagem com os hidróxidos de uma base. ... A equação acima é um exemplo de uma neutralização total porque podemos observar que todo hidrogênio ionizável (H+) do ácido interagiu com o hidróxido (OH-) da base, formando sal e água.
Em uma reação e neutralização temos como reagentes ácidos e base e como produto teremos sal e água.