Se não há diferença entre o número de elétrons e o número de prótons que o corpo possui, podemos afirmar que ele não está eletrizado. Dizer que um corpo está com carga elétrica positiva significa dizer que o corpo possui mais prótons do que elétrons, ou seja ele perdeu elétrons.
Por Contato – Quando um condutor eletrizado é colocado em contato com outro, ambos ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal. Ligação Terra – Se um corpo eletrizado é ligado a outro neutro, de dimensões sensivelmente maiores, se estabelece a Ligação Terra e, nesse caso, o corpo eletrizado se descarrega totalmente.
Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons. ... positivamente: quando o corpo perde elétrons e fica com excesso de prótons; negativamente: quando o corpo ganha elétrons e fica com excesso de cargas negativas.
O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.
Eletrostática: é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso e abrange os conceitos de tipos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico e potencial elétrico. Eletrodinâmica: é uma área da física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento.
Eletrodinâmica é o ramo da Física que estuda o movimento das cargas elétricas. A movimentação dessas cargas é obtida quando se aplica uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor. Além disso, a corrente elétrica é uma das grandezas fundamentais da eletrodinâmica. ...