O divisor de frequências, ou crossover, é um circuito eletrônico composto de uma placa com alguns componentes, tais como indutores, capacitores e resistores, basicamente. ... Esta divisão, chamada de vias, tem como objetivo adequar as faixas de frequências para o melhor desempenho de cada alto-falante.
A grande vantagem de se usar divisores profissionais é que eles são de 2ª ordem (12 dB/oitava). Cada "corte" de frequência é feito com um capacitor (atenuação de 6 dB/oitava) mais um indutor (atenuação de 6 dB/oitava). Usados em conjunto, a proteção fornecida ao falante é muito melhor.
É função dele distribuir de maneira correta e uniforme as faixas de frequências que cada componente irá atuar. ... Resumindo, sem o crossover tanto subwoofers, drivers e tweeters receberão a mesma frequência, o que prejudica o desempenho das funções específicas de cada um.
Podemos ter duas maneiras de fazer a divisão da faixa: por dois alto-falantes, destinando um aos graves e médios (baixas e médias frequências na faixa de 15 a 3 000 Hz) e um para os agudos (acima de 3 000 Hz), ou ainda por três alto-falantes, destinando um aos graves (15 a 700 Hz) outro para os médios (700 a 3 000 Hz) ...
Como ajustar diversas configurações de som?