A carne bovina contém zinco, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso, é fonte de fósforo, potássio, magnésio e selênio, e é capaz de fornecer energia e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo.
Conhecida também como Beef Protein a proteína da carne é extraída da carne vermelha e sua composição é rica em aminoácidos.
A história começa há 2,7 milhões de anos, quando os primeiros hominídeos começaram a consumir carne vermelha a partir de sobras de carcaças e ainda sem o uso do fogo.
É importante esclarecer o que é considerado carne vermelha e carne branca. O grupo de carnes vermelhas inclui: bovina, suína, cordeiro e entre outros. Já o grupo de carnes brancas é composto por aves e peixes.
A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.
No conceito básico, segundo a nutricionista, a definição do tipo de carne varia, mas a carne de mamíferos adultos, como de bois, carneiros suínos e cavalos é invariavelmente considerada "vermelha", enquanto a de frangos e coelhos é invariavelmente considerada "branca".
A carne branca é melhor que carne vermelha As carnes brancas, especialmente os peixes, são melhores para a saúde do que as carnes vermelhas porque, em geral, possuem menos gordura e colesterol, sendo também mais fáceis de digerir.
Peixes e aves estão na categoria de carne branca, com exceção do avestruz que é um corte vermelho, porém tem características de carne branca, semelhante ao peixe. A diferença das cores deve-se à concentração de mioglobina, que é mais presente em carnes vermelhas.
A nutricionista destaca que, além de ser digerida mais facilmente, a carne de aves apresenta menos calorias que a bovina – enquanto 100 gramas de filé de frango tem cerca de 160 calorias, a mesma quantidade de bife grelhado tem 200.
Carne de frango tem 27% de proteínas Além disso, a carne branca é uma das mais saudáveis - tem pouco gordura, é rica em vitamina B3 e B6 (importantes para o sistema nervoso).
Carnes vermelhas mais magras Entre os cortes menos calóricos de carne vermelha, destacam-se o patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão mole e coxão duro.
Em média, uma porção de carne vermelha contribui com seis vezes mais vitamina B12 do que o frango e três vezes mais do que as carnes suínas. Em comparação a ovos, leites e queijos, a quantidade também é superior.
Apesar disso, um único ovo não consegue oferecer a mesma quantidade de proteína que um bife, por exemplo. Um filé de carne de 100 gramas garante de 22 a 25 gramas de proteína. Já um ovo proporciona entre 6 e 7 gramas de proteína. Ou seja, é necessário ingerir cerca de três ovos para compensar.
Diante disso, o CicloVivo preparou uma lista com nove alimentos ricos em proteína, que podem ajudar a substituir as carnes:
Benefícios ao comer carne vermelha