verbo transitivo Fazer sulcos, abrir regos. Náutica Cortar as águas, navegar.
1 Cultivar a terra com instrumentos agrícolas; agricultar, amanhar, arar: O agricultor lavrou a terra para o plantio. 2 Fazer lavores em; cinzelar, enfeitar, ornar: O artesão lavrou uma bela coroa. 3 Desenhar em bordado; bordar, lavorar, recamar: Minha mãe lavra lindas toalhas de mesa.
Significado de Lavratura substantivo feminino Ação de decretar ou prescrever algo por escrito: lavratura da escritura. [Jurídico] Ação de lavrar documentos com a intercessão, com a interferência de um funcionário público ou de um serventuário e, algumas vezes, de um juiz.
Encerramento e Lavratura da Ata: Nada mais havendo a ser tratado, foi oferecida a palavra a quem dela quisesse fazer uso e, como ninguém se manifestou, foram encerrados os trabalhos, lavrada a presente ata, a qual, foi lida, aprovada [...] por todos os presentes e assinada.
O modelo de ata deve ser:
Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos. E para constar, eu, Felípedes da Costa, lavrei a presente ata que, depois de lida e aprovada, será assinada por mim, pelo senhor presidente e por todos os presentes.
Principais tópicos que devem constar na ata simples:
Primeiro passo: convocar os membros para uma Assembléia Geral, com todos os membros reunidos, aprovar a nova diretora e lavrar em livro ATA. Outros procedimentos veem depois.
Não há o menor problema de corrigir o erro na escrita. Basta redigir uma ata informando o erro da ata passada e explicando os seus motivos. Após a redação, siga o padrão de registro em cartório e junte na próxima folha do livro de atas. Assim sendo, você terá que produzir nova ata e pagar o novo registro.
Como a ata já está escrita, você pode colocar um adendo para retificar o que constou errado. O cartório registra sim. Olá! Sim, é possível fazer uma correção.
Eu costumava confundir qual palavra significava "corrigir" e qual palavra significava "confirmar". Eu resolvi esse problema decorando a frase eu retifiquei o erro (eu/retifiquei/erro). Quando eu me lembro dessa frase, eu lembro que "retificar" significa corrigir (eu corrigi o erro).
Duas palavras de sentidos quase opostos, as quais é importante aprender a diferenciar. Ratificar significa validar algo acertado ou contratado, confirmar, reafirmar, manter sua palavra. ... Retificar tem diferentes sentidos, mas o mais usado deles é quase o oposto de ratificar: significa corrigir algo, emendar.
Quanto tempo demora uma ação de retificação de registro civil? Uma ação de retificação de registro civil tem um prazo estimado de 2 meses a 1 ano, dependendo do grau de complexidade da causa, volume de demandas do juiz e local onde o processo irá tramitar.
Sem a necessidade de processos judiciais, os cartórios de registro civil podem emitir documentos de identificação, como passaporte e carteira de trabalho, por meio de convênios com órgãos públicos, e alterar informações em certidões de nascimento, para os casos de correções na grafia de nomes e sobrenomes.
Para dar entrada no processo de retificação administrativa, o único procedimento se dá no próprio cartório, dispensando a assistência de um advogado, sendo que as informações são todas colhidas e remetidas ao Ministério Público, para que este autorize a modificação, a qual será averbada no registro.
Passo a passo de como retificar nome:
De acordo com este Provimento, maiores de 18 anos têm o direito de requerer a retificação diretamente no cartório mediante o pagamento de uma taxa, que custa em média R$130,00 (cento e trinta reais), mas pode variar de acordo com a região.
6.
Dito isso, a retificação de nome é o termo jurídico utilizado para incluir, excluir ou alterar o prenome ou sobrenome originalmente atribuído a uma pessoa. O sistema Registrário estabelece que a retificação do nome é admissível somente em situação excepcional.
56, da Lei 6.
É possível substituir o primeiro nome pelo apelido, acrescentar o apelido antes do primeiro nome ou inseri-lo entre o nome e o sobrenome. A mudança acontece por processo administrativo, desde que haja testemunhas de que a pessoa é conhecida por aquele apelido.
A modificação do nome do genitor no registro de nascimento e no de casamento dos filhos, em decorrência de casamento, separação, divórcio, pode ser requerida em cartório, mediante a apresentação da respectiva certidão. É o que determina o Provimento 82/2019 da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça.
Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar nomes de crianças. Antes de 1 ano de idade é mais fácil. Pai e mãe devem concordar. Não é necessário audiência.
Costumeiramente, coloca-se no sobrenome do filho o último sobrenome da mãe e o último sobrenome do pai, ou às vezes só o sobrenome do pai. ... Hoje, ao registrar uma criança, os pais podem optar por qualquer um dos seus sobrenomes, independente da ordem, sendo assim, não é obrigatório que o último sobrenome seja o do pai.
Para solicitar a alteração do nome do genitor, o interessado deve comparecer ao Cartório de Registro Civil e apresentar a certidão de nascimento e casamento, se for o caso, e pedir a retificação do documento. Para isso, é preciso estar munido também dos documentos que comprovam o nome atual do pai ou da mãe.
A escolha do nome do bebê deverá ser feita por pai e mãe, exceto nos casos de relações homoafetivas, na qual a escolha será feita por duas mulheres (mãe e mãe) ou dois homens (pai e pai). ... Já em relação ao direito ao nome, trata-se de um direito da personalidade e, na verdade, com esta se confunde.
Há liberdade para escolha do prenome da criança por parte dos pais, ou seja, como regra geral, os genitores podem optar pelo prenome que quiserem par os filhos, não cabendo ao Estado intervir na eleição do antenome.
Se o bebê for o primeiro neto de um dos lados, é bem possível que o pai ou a mãe queira homenagear os avôs, principalmente se estes forem falecidos. Então, é preciso muito tato caso o nome não agrade. Uma solução razoável seria colocar a homenagem como segundo nome, assim ambos sairiam satisfeitos.
Sim. O assunto é polêmico, mas a decisão vai caber ao juiz responsável pelos registros na área. A lei brasileira estabelece que o oficial deve recusar prenomes que exponham a pessoa ao ridículo, o que abre margem para a subjetividade e exageros. "Um dia apareceu aqui um rapaz querendo chamar o filho de Lúcifer.