A compressibilidade consiste na capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes, ou seja, a capacidade que um fluido possui de o volume por ele ocupado variar em função da pressão.
Ambas são propriedades gerais da matéria, porém se diferenciam com relação ao volume da matéria. A Compressibilidade se dá quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. ... A Elasticidade é a propriedade em que a matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão.
Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). ... Quando o ar se expande aumenta o seu volume (Expansibilidade). Exemplo: um vidro com perfume é aberto e o cheiro se espalha pelo ambiente, pois o aroma volátil misturado com o ar ocupa um espaço maior.
As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.
Para ter as propriedades semelhantes, os elementos devem pertencer à mesma família na Tabela Periódica. Na classificação periódica, os elementos Ca (cálcio, Z = 20), Br (bromo, Z = 35) e S (enxofre) são conhecidos, respectivamente, como sendo das famílias dos: a) Halogênios, calcogênios e gases nobres.
· Dezoito famílias (grupos) ou colunas verticais: Os elementos que ocupam uma mesma coluna normalmente possuem propriedades químicas semelhantes e propriedades físicas que variam gradualmente (pois as propriedades físicas dependem da massa e do tamanho dos átomos).
Os elementos de um mesmo grupo da tabela apresentam as mesmas propriedades fisico-químicas, devido ao mesmo número de elétrons na camada de valência (última camada de elétrons).
A Tabela Periódica é organizada em ordem crescente de número atômico, sendo que as colunas são as famílias e as linhas horizontais são os períodos. Ele provou que as propriedades dos elementos tinham relação não com a massa atômica, como dizia Mendeleiev, mas sim com o número atômico. ...
A importância Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.
A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico. Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas.
Cada quadro da tabela fornece os dados referentes a um elemento químico: símbolo, massa atômica, número atômico, nome do elemento, elétrons nas camadas e se o elemento é radioativo. As filas horizontais são denominadas períodos. Neles, os elementos químicos estão dispostos na ordem crescente de seus números atômicos.