Portanto, os sais são compostos iônicos, considerados eletrólitos, formados pela reação entre ácidos e bases. ... Na presença de moléculas de água, os sais sempre dão pelo menos um cátion diferente do H+ ou um ânion do OH–. Assim, o cloreto de sódio, por exemplo, dá o cátion (Na+) e o ânion (CI–).
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).
Veja a lista de alguns sais que possuem aplicações relevantes na medicina:
- Principais aplicações: Tempero de comidas; conservação de carnes, de pescados e de peles; está presente no soro caseiro e no soro fisiológico; além de ser usado como matéria-prima na produção de soda cáustica (NaOH), de gás cloro (Cl2) e de gás hidrogênio (H2) por meio de sua eletrólise em meio aquoso.
O que são sais inorgânicos?
Propriedades e funções O sal é uma substancia vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas.
É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.
Os sais são substâncias muito comuns no nosso dia a dia e que, geralmente, apresentam sabor salgado e são sólidos. Um sal que todos conhecem é o cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha, que possui coloração branca.
Algumas aplicações: fabricação de nitrato de potássio, fertilizantes, explosivos. Também usado em algumas carnes enlatadas para preservar a cor. Encontrado na natureza, sendo esta sua principal fonte comercial....Nitrato de sódio.
sal do Himalaia
O sal do Himalaia é considerado um sal mais puro, livre de toxinas e poluentes, sendo um dos tipos de sal mais antigos de que há registro. É, por isso, o mais indicado para incluir numa alimentação equilibrada. O sal do Himalaia tem, na sua composição, ferro, sódio, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio e iodo.
Karin Honorato indica o sal rosa do Himalaia como o mais nutritivo. Os sais comum e grosso têm aditivos químicos e poucos mineirais. São várias as opções de sal no mercado. O sal comum, usado na cozinha, é processado, refinado e, por isso, não tem minerais.
O iodo é perdido durante o procedimento, por isso, o sal refinado é acrescido de iodo, que é utilizado para prevenir o bócio (aumento da tireóide) como uma medida de saúde pública. O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado - ele tem um leve sabor adocicado.
5 - Sal marinho 1 grama de sal marinho conta com 390 mg de sódio e 0,025 mg de iodo. O sal marinho serve para temperar os alimentos com menor quantidade de sal porque tem um sabor mais forte que o sal refinado e é uma forma simples de aumentar o consumo de minerais.
Comprar Sal Iodado com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Sal Iodado em todo do Brasil.
Ao comprar o sal, observe se ele é iodado e se está dentro do prazo de validade. Guarde o sal iodado na embalagem, dentro de um pote fechado, sempre em local fresco e ventilado, longe do calor e de lugares úmidos.
Sal iodado é sal de cozinha (composto principalmente por NaCl) misturado com pequenas quantidades de vários sais do elemento iodo. A ingestão de iodo previne a deficiência de iodo.
O sal sem iodo é indicado para quem está se preparando para fazer tratamento com Iodo radioativo, para tireóide ou que tenha algum problema no consumo do iodo. É usado em farmácias para a manipulação em fórmulas.
Todo sal comercializado no Brasil é iodado por lei. Nos mercados, é muito difícil encontrar sal sem iodo. Mesmo os sais gourmet, flor de sal, sal do Himalaia ou sal hipossódico geralmente são iodados. O sal sem iodo pode ser comprado em farmácias de manipulação.
Sal Kosher: pelo fato de remover rapidamente o sangue das carnes, é utilizado para preparar carnes kosher. A dissolução não é tão rápida quanto o sal refinado e ele não é acrescido de iodo.
“Vários estudos já demonstraram que o consumo de sal em moderação pode ser benéfico na regulação da pressão arterial. No entanto, ingerir sal em demasia pode contribuir, ao invés, para a incidência de hipertensão”.
O cloreto é um íon extracelular importante e contribui para muitas funções do corpo, incluindo a manutenção da pressão arterial, equilíbrio ácido-base, atividade muscular e a circulação de água entre compartimentos de fluido.
Os benefícios do sal marinho são fornecer minerais importantes para o organismo, como o iodo, combatendo assim doenças, como o bócio ou problemas na tireoide. Outro benefícios importante do sal é regular a distribuição da água no organismo e a pressão sanguínea.