Resposta. Um mal condutor de calor seriapor exemplo materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor, pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral,são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico.
Os metais são bons condutores de calor. É por essa razão que uma panela é feita, na maioria das vezes, de metal, como, por exemplo, o alumínio. Há, no entanto, outros materiais que são isolantes ou mau condutores de calor. A madeira, a borracha e a cerâmica são exemplo de materiais maus condutores de calor.
E corpos maus condutores de som = São os que tem dificuldade de transmitir calor.. Por exemplo: O papel, a madeira, entre outros..
Materiais que reduzem o fluxo de calor são denominados Isolantes térmicos(maus condutores de calor), e materiais que transmitem facilmente o calor são chamados Bons condutores de calor. Os metais são exemplos de bons condutores de calor,enquanto a madeira e a lã são considerados isolantes térmicos( maus condutores).
Não metais ou ametais: São os elementos químicos que geralmente apresentam propriedades contrárias às dos metais: São péssimos condutores de calor e eletricidade; Não apresentam ductilidade e maleabilidade; São opacos, não apresentando brilho, e.
Isolantes: são os materiais que não permitem a propagação do calor por condução. São chamados de maus condutores. Exemplo: plástico, isopor, madeira, cortiça, vidro. A água é um mau condutor de calor; a condução é muito lenta, portanto consideramos a água como isolante térmico.
Significa ser bom condutor : absorve melhor a quantidade de calor recebido. Ex: São os metais, quando você aquece uma panela, por exemplo, rapidamente ela fica quente, ou seja, o material ( metal ) é bom condutor de calor.
Isolantes e condutores térmicos Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.
I – Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor. ... III – Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente.
Sólidos metálicos: esses são os melhores condutores de calor. Isso se dá porque os mesmos os elétrons livres responsáveis pela condução elétrica nos metais também participam de maneira significativa do processo de condução térmica.
Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.
Quais são os materiais usados como isolante térmico?
Convecção térmica é um processo de transmissão de calor que ocorre em virtude dos movimentos ascendente e descendente de um fluido que se encontra fora de equilíbrio térmico.
Tanto os tipos de convecção, forçada e natural, podem ocorrer em conjunto (neste caso sendo denominada convecção mista). Transferência convectiva de calor é um mecanismo de transferência de calor ocorrendo por causa do movimento de massa (movimento observável) de fluidos (ver convecção para detalhes do conceito).
A convecção é o tipo de transmissão de calor que ocorre em líquidos e gases, portanto, esse processo de transferência de energia não pode ocorrer no vácuo.
O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais freqüentemente transferido por convecção.
Os processos de transferência de calor no solo podem ocorrer por condução e convecção, com ou sem transferência de calor latente. A temperatura do solo é conseqüência desses processos e das trocas de calor entre a superfície do solo com a atmosfera.
Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação.
A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.