Significado de Quejando adjetivo Que tem a mesma natureza de outrem; semelhante.
Significado de Ripostar verbo intransitivo Rebater a estocada (no jogo de esgrima). verbo transitivo O mesmo que replicar e repostar.
[Gíria] Grande confusão, tumulto; conflito, desordem. [Música] Cantor e/ou instrumentista de salsa. Etimologia (origem da palavra salseiro). Salso + eiro.
Revoada: “Festa, loucura, uma parada maluca que geral gosta. Tudo isso resume revoada”. Aulas meus sócios: “Expressão de elogio, em qualquer sentido de uma parada afirmativa.”
substantivo masculino Espécie de cortina utilizada normalmente para substituir uma porta. Espécie de pano que se assemelha às cortinas utilizado para cobrir as portas dos interiores de palácios, casas etc.
Açoite de várias correias ou cordas. ... Látego ou chicote de couro. 3. [Figurado] Flagelo.
Azorrague (em latim: flagrum), termo de origem controversa, é sinônimo de açoite, espécie de chicote ou látego, usado para a aplicação de flagelo em condenados. Por causar lesões muito sérias, o uso do azorrague foi abandonado há vários séculos.
1. Chicote de couro ou de corda entrançada; azorrague. ... [Figurado] Castigo; flagelo.
Significado de Cordel substantivo masculino Corda muito delgada, fina; cordinha, barbante.
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
O cordel é dividido Escrito, cantado, oral, Porém o cordel legítimo É aquele tipo jornal, Que trazia a notícia nova Em sextilhas, nunca em trova Que agrada o pessoal.
A poética do cordel
Literatura de cordel é uma manifestação literária do interior do nordeste brasileiro. É um gênero literário feito em versos com métrica e rima e caracterizado pela oralidade e por uma linguagem informal. ... Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos.
Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Como Fazer um Cordel:
Para que possamos produzir um folheto de cordel corretamente temos que aprender sobre:
Após a produção dos textos em cordel, proponha aos alunos desenvolver um recital. Discuta com eles a natureza do recital....Por exemplo:
Para se fazer um cordel, precisa-se saber o que é:
Aprendendo a rimar bem. Pense em todas as possíveis rimas antes de escolher uma. Troque a primeira letra de determinada palavra por todas as outras do alfabeto. Se precisar rimar algo com "gato", por exemplo, comece pelo a e termine no z: "aato", "bato", "cato", "dato"... "zato".
Clique em Arquivo > Imprimir. Em Dois lados,selecione Livreto.
Alinhe o texto do poema.
Imprimir documentos com várias páginas como um livreto:
A estrutura poética do cordel pode ser dividida em: sextilha, setilhas, quadra e décimas. A sextilha compreende a uma estrofe que pode ter de seis versos de até sete sílabas. A décima é uma rima que pode ter entre os 1, 2, 4, 6 e 10 versos. ... As setilhas tratam-se de estrofes de sete versos de sete sílabas.
A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.
> Rimas consoantes As que se conformam inteiramente no som desde a vogal tônica até a última letra ou fonema. Ex.: fecundo e mundo; amigo e contigo; doce e fosse; pálido e válido; moita e afoita. (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita).
Também usada, a setilha, com estrofes de sete versos, tem a seguinte rima: o segundo, quarto e o sétimo verso rimam entre si e o quinto e sexto têm uma segunda rima entre si. Como exemplo, segue abaixo o cordel “As coisas do meu sertão”, do poeta Zé Bezerra de Carvalho.
Palavras que rimam com Sextilha: