As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. Suas características são determinadas a partir da influência da área onde elas se constituem.
Conceito. Massas de ar são grandes volumes de ar com característica “homogêneas”, em relação à temperatura e vapor de água. A circulação geral dá origem às massas de ar e provoca também seu deslocamento, além disso suas características estão diretamente vinculadas com sua localização ou região de origem.
As massas de ar no Brasil são predominantemente quentes. Três delas são quentes e úmidas na sua origem (equatorial continental, equatorial atlântica e tropical atlântica), uma é quente e seca (tropical continental) e outra, fria e úmida (polar atlântica).
Resposta. As correntes marítimas são porções de água que se deslocam impulsionadas por vários fatores que se inter-relacionam, formando verdadeiros “rios” dentro dos oceanos.
As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.
As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
Esses fluxos grandes de águas oceânicas se formam pelas diferenças entre as variações de pressão e temperatura atmosféricas, salinidade da água, movimento de rotação terrestre (o qual influencia em sua trajetória: para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul) e o deslocamento das massas de ar ...
Correntes marítimas são deslocamentos de massas de água oceânicas geradas pela inércia de rotação do planeta e pelos ventos. As correntes se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e por isso apresentam influência direta na pesca, vida marinha e no clima.
Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade. ... Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Os elementos ou atributos do clima são grandezas (variáveis) que caracterizam o estado da atmosfera, sendo eles: radiação solar, temperatura do ar, umidade do ar, pressão atmosférica, precipitação e velocidade e direção do vento.
Os três fatores básicos que afetam as condições atmosféricas são: a) Temperatura, pressão e umidade do ar atmosférico.
Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital.
Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.
AS CAMADAS DA ATMOSFERA A atmosfera pode ser dividida em cinco camadas, de acordo com certas características, as camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. É importante saber que não existe um limite exato entre essas camadas e que as características variam de acordo com a altitude.
2. O fator climático que interfere na variação de temperatura compreende a latitude. As latitudes relacionam-se com incidência de raios solares recebidos por determinada região. Por isso, regiões mais próximas ao equador por exemplo, serão regiões que apresentarão maiores temperaturas.