Os agentes carcinogênicos são substâncias capazes de promover uma alteração genética nas células do corpo humano. O tabaco, aliás, está diretamente relacionado a outro fator de risco, que é a exposição a agentes carcinogênicos.
Sendo assim, as células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástases.
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas.
Carcinoma ductal invasivo Na maioria dos casos, são realizadas cirurgias para remover os tumores, como a mastectomia radical ou a lumpectomia. Dependendo do estágio de evolução da doença, pode ser recomendado o uso de radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal com modulador do receptor de estrógeno.
O Câncer de Colo de Útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares.
As neoplasias invasivas em estágio inicial, pré-clínicas, suspeitas na colposcopia, são com freqüência lesões muito extensas, complexas que ocupam todos os quadrantes do colo uterino. Tais lesões ocupam com freqüência o canal endocervical e podem obstruir o orifício cervical externo.
Uma nova pesquisa traz esperança para o tratamento de um dos tipos de câncer de mama mais agressivos e que atinge as mulheres mais jovens: o triplo-negativo, subtipo que representa entre 15% e 20% dos tumores de mama. Em 2018, o Brasil registrou quase 59,7 mil novos casos de câncer de mama no total.
O carcinoma é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos, podendo surgir em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Chamamos de carcinoma o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, o tecido que recobre nossa pele e a maioria dos nossos órgãos.
Carcinoma Pouco Diferenciado. Esse tipo de câncer quando analisado sob um microscópio, não mostra detalhes suficientes para dizer se é carcinoma, mas suas células são muito irregulares para classificá-los. Esses tumores representam cerca de 30% dos casos de câncer de sítio primário desconhecido.
Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:
Então, confira os 10 Alimentos que Combatem o Câncer.
Cogumelo do sol, graviola e chá de graviola curam o câncer Como já falamos acima, pacientes que sofrem coma doença devem seguir uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, feijões e oleaginosas. Uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do tumor.