As fórmulas para converter taxa de juros no Excel são as seguintes:
Como calcular a selic acumulada no Excel
Cálculo dos juros acumulados mensalmente
Não existe uma fórmula específica para se calcular a taxa Selic. O seu valor é definido pelo próprio Banco Central em reuniões realizadas pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), em que se determina qual o valor que será fixado para um período, que pode ser anua ou de alguns meses.
A taxa Selic “É a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.
A expectativa para a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, no fim de 2021 subiu de 4,5% para 5%, na segunda alta consecutiva nas projeções. Para o fim de 2022, a projeção para os juros avançou de 5,5% para 6% ao ano.
Essa é a taxa efetivamente praticada no dia a dia. A Selic anunciada pelos jornais, na verdade, é um valor de referência que o Banco Central determina para essa taxa. Essa é a chamada Selic Meta ou Meta Selic....Qual é o valor da taxa Selic hoje?
2,75%
Impacto nos investimentos De modo geral, uma elevação da Selic beneficia os investimentos de renda fixa, que oferecem uma remuneração baseada em juros. É o caso dos títulos públicos do governo federal, dos tradicionais CDBs emitidos pelos bancos, das letras de crédito, das debêntures, entre outras opções.
Então vamos pensar da seguinte forma: quando a taxa sobe, os juros cobrados em financiamentos, empréstimos, e aqueles do cartão de crédito, sobem também, e isso desestimula o consumo – principalmente porque o custo de captação dos bancos fica mais caro -. ... Isso porque os custos cobrados de você, seriam maiores.
Na última quarta-feira (17), o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa em 0,75 ponto percentual para 2,75% ao ano. E esse aumento não deve parar por aí em 2021 e 2022.
A taxa Selic e o consumo Quando ela é reduzida, o consumo da população tende a aumentar, porque o crediário se torna mais barato, e isso estimula as pessoas a comprarem mais. Com o aumento do consumo, essa demanda pode superar a oferta, e isso gera um efeito ruim chamado inflação.
Taxa Selic baixa para investimentos Quando há uma redução da Selic, os títulos públicos indexados a ela e as aplicações em Renda Fixa passam a oferecer uma remuneração menor – existe uma queda no rendimento, em outras palavras.
Em síntese, quanto maior a renda disponível, mais as famílias consomem; quanto maior a taxa de juros, menor o consumo hoje, a fim de poupar mais e consumir no futuro.
“Isso acontece principalmente com a taxa de juros que os bancos cobram para fazer operações de crédito”, explica Ulisses. ... Quando o Banco Central sobe os juros aumentando a taxa Selic, os financiamentos ficam mais caros e isso desestimula o consumo das famílias e o investimento das empresas.
Com o aumento da taxa básica de juros (Selic), o BC aumenta a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, começa a "faltar" dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo. ... Quando o juro sobe, acontece o inverso.
Um aumento na taxa de juros afetará investimento e consumo negativamente e, assim, interferirá no crescimento da economia. ... No Brasil, as taxas de juros anuais para o mesmo período e mesmo setor alcançaram um patamar entre 40 e 50% ao ano, e, em certas categorias (cheque especial, por exemplo) esta alcançou 140%.
De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a cair. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo. ... Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 5,2%.
A alta do juro aumenta a atratividade por títulos da dívida pública do governo (eles passam a render mais) e, consequentemente, provoca um aumento nas taxas para financiamentos cobradas pelas instituições financeiras, inibindo a capacidade de investimentos das empresas e o crescimento da economia.