Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso, São Paulo Apóstolo, Apóstolo dos gentios e São Paulo, (Tarso, Cilícia, c. 5 - Roma, 67) foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento.
Paulo precisou aprender a ser submisso, antes de ser um grande líder. Hoje em algumas igrejas, a pessoa se converte, um mês depois é diácono, 3 meses depois é presbítero, mais 3 meses é pastor, e não muito depois é apóstolo!
Tarso, Turquia
Ananias de Damasco, dito Santo Ananias, foi um discípulo de Jesus e companheiro de Paulo de Tarso. Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo e introduzi-lo à Igreja.
Saulo
Paulo empreendeu várias viagens missionárias pelo Mundo. Na sua primeira viagem (, S. Paulo, acompanhado de Barnabé e João Marcos, embarcou em Antioquia da Síria com destino a Chipre.
Quando visitou Listra para tentar converter a população ao Cristianismo, Paulo primeiro curou um homem coxo (por meio de um milagre) e passou a ser reconhecido pelos locais como se fosse a personificação de um deus pagão.
Listra
Timóteo é mencionado na Bíblia durante a segunda visita de Paulo à Listra, na Anatólia, como sendo um "discípulo", "filho de uma judia crente, mas de pai grego". ... Timóteo foi então ordenado e seguiu com Paulo em suas viagens através da Frígia, Galácia, Mísia, Tróas, Filipos, Bereia e Corinto.
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Teófilo provavelmente seria um grego ou romano convertido, um amigo de Lucas, que havia pedido um relato sobre os eventos, e havia recebido uma carta privada, que ele mesmo publicou.