[Portugal] Larga tira ou sinalização colocada sobre os pavimentos, destinada à passagem ou atravessamento dos peões . (Equivalente no português do Brasil: faixa de pedestres.) 6. [ Desporto ] Aparelho para fazer exercício físico, dotado de um tapete rolante sobre o qual é possível andar ou correr.
[Portugal, Informal] Em vão; inutilmente (ex.: não pagam o salário há dois meses e nós andamos lá a trabalhar para o boneco; saiu sem eu dar conta e deixou-me a falar para o boneco).
Ficar chapado, bebaço, alterado.
Pois é: bonecas com órgãos genitais são um dos materiais mais eficientes utilizados na prevenção da violência sexual contra crianças. O fascínio pelas bonecas/bonecos acompanha o homem há milênios e reflete a história da humanidade com sua arte, magia, beleza, fantasia e religiosidade.
Muitas civilizações antigas, como a grega, a egípcia e a babilônia, tinham estátuas e bonecos para uso cerimonial. O caso do vodu é um pouco diferente: o objeto não representa um deus ou um ser. Ele serve como amuleto para atrair sorte, dinheiro, emprego, saúde ou amor.
O vodu é uma religião bastante comum na África Ocidental e no Haiti. Foi trazido para o Brasil pelos escravos. O vodu teve origem na África, foi trazido pelos escravos e, para sobreviver, incorporou elementos da cultura dos dominadores, como o batismo católico. A religião tornou-se oficial no Haiti.
O vodu da Luisiana, também conhecido como vodu de Nova Orleães, é uma religião da diáspora africana, uma forma de espiritualidade que foi desenvolvida falando-se a língua francesa e o Creole pela população Afro-americana do estado de Luisiana, nos Estados Unidos.
Religião dominante no Haiti, vodu mistura elementos cristãos e crenças africanas. Religião foi oficializada pelo governo e é praticada nacionalmente. Rituais lembram a umbanda e o candomblé brasileiros.
O LUGAR DO VODU NA REVOLUÇÃO NEGRA Essa prática religiosa foi desde o início uma forma de refúgio e resistência à opressão que a escravidão lhes impunha, bem como um dos principais elementos a contribuir na congregação dos cativos em prol da liberdade.
Atualmente bicha e fila são em Portugal as palavras com o significado de uma série de pessoas ou veículos atrás uns dos outros à espera de poderem avançar por ordem. Mas bicha é muito pouco usado. ... Até aos finais dos anos oitenta bicha era a única palavra usada com esse sentido.
a·gra·fa·dor |ô| [Portugal] Aparelho usado para agrafar ou prender com grampo metálico conjuntos de folhas soltas de papel ou cadernos. (Equivalente no português do Brasil: grampeador.)
Significado de Talho substantivo masculino Ato ou efeito de talhar ou cortar; talhamento, talha. ... Feitio, feição, talhe: letra de bom talho. Corte de ramos das árvores; desbaste, poda. Corte e divisão da carne para a venda.
Bica - É o "café expresso" na região de Lisboa. A dose é pequena - não estranhe, porque café em Portugal é servido em pouca quantidade mesmo. ... Café cheio - Se os dois dedos da "bica" não foram suficientes, peça um café cheio da próxima vez. É mais fraco, mas vem mais.
Apelido pode referir-se a: Sobrenome — parte do nome de um indivíduo que indica seu vínculo familiar; sobrenome, nome de família (é o sentido mais comum em Portugal). Alcunha — designação informal para identificar uma pessoa, objeto ou lugar; alcunha, apodo (é o sentido mais comum no Brasil).
Em português europeu, é de facto tradicional fazer uma distinção entre nome de baptismo ou nome próprio e nome de família ou apelido (sobrenome, no Brasil). Nome ou nome completo são as designações da sequência de nomes próprios e de família que identifica um indivíduo.