Quando todos os segmentos do corpo estão combinados e o corpo é dado como um único sólido objeto na posição anatômica, o centro de gravidade fica aproximadamente anterior à segunda vértebra sacral.
A resultante de todas as forças peso se encontra em um só ponto, que é o centro de gravidade. Dessa forma, o centro de massa é definido como um ponto de equilíbrio do corpo, em que todas as partículas estão igualmente distribuídas ao redor.
Nas figuras não regulares (e regulares também), o centro de gravidade pode ser determinado experimentalmente ou por cálculo. No método experimental, basta que o corpo seja pendurado pela borda, por, pelo menos, dois pontos diferentes, um de cada vez. Cada ponto marcará o início de uma linha vertical, descendente.
Conforme meus estudos, o Centro de Massa(CM) representa o ponto onde podemos supor que toda a massa de um corpo esteja concentrada e que todas as forcas externas atuem nesse ponto. O Centro de Gravidade(CG) representa o ponto onde o peso do corpo atuam. Sabe-se que o CM e o CG são considerados pontos coincidentes.
A tontura pode ser consequência de problemas neurológicos visuais e cervicais, de doenças como o diabetes ou efeito colateral causado por ingestão de medicamentos, álcool em excesso, nicotina ou cafeína, entre outros motivos. Ela pode estar associada ao desequilíbrio.