A audiência de conciliação ou de mediação no limiar do processo é "novidade" trazida pelo CPC/2015 que visa a estimular a autocomposição em fase processual em que os ânimos ainda não estejam tão acirrados — porque ainda não apresentada a contestação pelo réu —, que ocorre não perante o juiz, mas, sim, perante ...
Art. 334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.”
Para atuar como mediador judicial, é preciso que o interessado faça um curso de formação de mediadores que seja reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) ou pelos tribunais.
O módulo apresenta as três fases de facilitação, ou seja, preparação, trabalho em grupo e acompanhamento.
O afago quanto ao advogado também mostra‑se muito útil na mediação, pois configura as expectativas não apenas do advogado mas também do próprio cliente quanto à conduta que se espera de um advogado em uma mediação .
A validação de sentimentos é, talvez, uma das técnicas mais produtivas em um ambiente de mediação. ... De forma resumida, validar um sentimento significa demonstrar para alguém que você identificou e reconheceu um determinado sentimento manifestado.
Admitir os sentimentos O primeiro passo para validar as próprias emoções é reconhecer o que está sentindo e admitir a existência desse sentimento, mesmo que seja desagradável. É preciso não julgar o sentimento, não achar que é errado ou inadequado se sentir assim.
O que é a despolarização do conflito? Essa possibilidade de se passar de uma fase de ânimos exaltados para uma etapa em que as partes começam a demonstrar empatia e a buscar alguma solução ao seu conflito pode ser considerada o que a mediação pode oferecer de melhor.