O termo exortação provém do grego, mais especificamente de paraklésis, que pode ser traduzido como chamamento ou consolação. O Novo Testamento possui diversas referências para este conceito e normalmente menciona o dom de convencer ou animar os outros através das palavras.
Julgar pode ser tomar uma decisão como árbitro ou juiz entre causas, ou avaliar alguma coisa para formar uma opinião crítica sobre ela. A Bíblia fala destes dois tipos de julgamento dos outros. Deus é o Juiz que irá julgar todas as pessoas de acordo com o que fizeram (Salmos 98:9).
Ter uma opinião sobre; expressar um parecer, um juízo de valor acerca de: julgou o cantor; julgaram do presidente por corrupção; a vida o julgará pelos seus erros; não se pode julgar.
É considerado um fato indispensável e completamente necessário. No âmbito jurídico, de acordo com o artigo nº 121 do Direito Penal, em caso de homicídio simples provocado por relevante valor social ou moral, o culpado terá o direito a diminuição da pena entre um sexto e um terço do tempo total estabelecido pelo juiz.
6 dicas para evitar o hábito de julgar pela aparência
8 dicas para lidar com pessoas críticas demais
É preciso treinar a sua mente para que você não sinta medo de ser julgado pelos outros. Esse treinamento da mente começa com a construção de confiança. Você precisa se concentrar e dizer para si mesmo: “eu sou bom em …”; “eu estou pronto para ….”; “eu me preparei para isso”.
Como trabalhar o julgamento em nosso comportamento?
Uma boa dica para superar esse medo é praticar. Fale sozinho para o espelho, apresente-se para alguém da família ou grave a sua apresentação para ver depois. Tente vencer esse medo começando por estar diante de grupos pequenos, e aos poucos isso te ajudará a se sentir mais seguro.
O primeiro passo para superar o medo de ser criticado é, precisamente, aprender a ser criticado. Isto se consegue, em primeiro lugar, aprendendo a reagir com calma diante de uma crítica. As vantagens de reagir com calma diante de uma crítica são as seguintes: Aprender a controlar as emoções negativas.
Normalmente, as críticas construtivas são feitas para ajudar. Já as destrutivas, somente para ofender. Tente focar na mensagem, assim como na pessoa. É difícil ver se uma pessoa está dizendo algo legítimo para você melhorar ou se ela só está falando para chateá-lo.
Censurar, falar mal; apontar ou ressaltar as imperfeições de algo ou de alguém: a vizinha criticou seu comportamento. Fazer uma análise crítica; salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, expressando-se através de um texto escrito: o analista criticou o livro em palestra.