Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências.
Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase. Se a conjunção for coordenativa, todas as orações são COORDENADAS e as que têm uma conjunção tomam o nome dessa conjunção.
Oração é um enunciado que pode ou não ter sentido completo. É formada por sujeito e predicado, o que significa que a oração sempre contém um verbo.
O período é constituído por uma ou mais orações. Quando o período possui apenas uma oração, é conhecido como período simples. Mas se ele possuir duas ou mais orações será conhecido como período composto.
pode ter um ou mais períodos; contém uma ideia completa; começa mais à direita das outras linhas, deixando-se um espaço em branco; começa sempre por uma maiúscula e termina com um sinal de pontuação. A regra geral faz-se por silabação, isto é, separando as suas sílabas: gra- ma-ti-ca.
Resposta: Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importa se tal oração tenha sentido ou não sozinha.
É aquele constituído por mais de uma oração. No período composto por coordenação as orações se ligam pelo sentido, mas não existe dependência sintática entre elas. As orações coordenadas subdividem-se em: Assindéticas- Não são introduzidas por conjunção.
No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. ... As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal...
O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada. Exemplos: Quero/ que ele volte!
As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham o papel de substantivo na frase. Elas podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.