São esses ciclos que possibilitam que os elementos interajam com o meio ambiente e com os seres vivos, ou seja, garantem que o elemento flua pela atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Os principais ciclos biogeoquímicos encontrados na natureza são o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio.
Tipos de ciclos biogeoquímicos: gasoso e sedimentar
a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
Olhando amplamente, chove mais nos continentes que nos oceanos, e os oceanos evaporam mais que os continentes. Sendo assim, nos continentes os locais que contam com um nível maior de precipitação possuem florestas, já onde há escassez de precipitação se encontram os desertos.
Quando o vapor de água é transportado pelas massas de ar, é direcionado para as regiões de maior altitude na atmosfera, e então ele passa pelo processo de condensação. ... A condensação ocorre devido às baixas temperaturas presentes na altitude, formando as nuvens.
Nos continentes, a evaporação máxima ocorre na zona equatorial. Lembramos que, na contabilidade global, chove mais nos continentes que nos oceanos, e os oceanos evaporam mais que os continentes.
Resposta. Explicação: quando a água evapora, ela "sobe" para atmosfera até superfícies mais frias, lá o vapor d'água condensa-se , ou seja, a água torna-se líquida novamente , daí há formação de nuvens e chuva.
Convecção: desenvolve quando a temperatura está elevada e há uma grande evaporação, o vento vertical leva o vapor para as altitudes ocasionando o resfriamento, assim produz a precipitação ou chuva. Esse tipo de chuva é conhecido como torrenciais e têm características de serem rápidas e abundantes.
Ebulição é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Ela acontece quando uma porção de líquido, submetida a uma dada pressão, recebe calor e atinge uma determinada temperatura. Os gêiseres são exemplos de ebulição que ocorre com a água subterrânea localizada em regiões vulcânicas. ...