DER significa "Data de Entrada do Requerimento", que é a data em que o cidadão pleitou o benefício ao Instituto Nacional do Seguro Social — INSS. Dessa forma, é a uma referência temporal importante para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Esta reafirmação é uma atualização da DER para a data a partir da qual o segurado preencheu todos os requisitos para o benefício a que tem direito ou mais vantajoso.
DIB = Data do Início do Benefício. Como o nome diz, é a data em que se inicia um determinado benefício. Normalmente, coincide com a DER. DIP = Data do Início dos Pagamentos.
SB x C = RMI A Lei dispõe em seu artigo 29, § 10, que o auxílio-doença não poderá exceder a média aritmética simples dos 12 últimos salários de contribuição.
A conversão ou transformação do Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez só é realizada se em perícia médica o perito do INSS constatar que a incapacidade do segurado que era temporário tornou-se permanente, sendo assim, devido o benefício de Aposentadoria por Invalidez.
A requisição de antecipação do auxílio-doença não exige a perícia médica, método obrigatório para concessão ou não do benefício. No período de antecipação basta que o segurado anexe um atestado médico junto ao requerimento com declaração de responsabilidade pelo documento através da plataforma Meu INSS.
Diferença auxílio doença O segurado que tiver direito à diferença receberá uma carta do INSS com as informações do recálculo, bem como do total devido. Além disso, o beneficiário pode consultar se tem direito à diferença pelo Meu INSS (site e aplicativo) e pelo telefone 135.
O INSS informou que o pagamento das diferenças seria concluído até o final de outubro. “Os atrasados do período entre maio e outubro estão em análise desde novembro, mas não há previsão para receber”, diz o segurado.
INSS revisa auxílio-doença de quem antecipou o benefício de R$ 1.
Segurados do INSS receberão diferença da antecipação de auxílio-doença concedido até o fim de outubro. Neste mês de dezembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará as diferenças da antecipação dos auxílios-doença concedidos até 31 de outubro.
"O prazo máximo previsto em lei é de 45 dias, contudo, conforme acordo entre o INSS, MPF (Ministério Público Federal) e DPU (Defensoria Pública da União), com homologação por parte do STF (Supremo Tribunal Federal), novos prazos foram estabelecidos para a concessão, e entrarão em vigor seis meses após a homologação."
Parcela do auxílio emergencial poderá ser descontada da sua futura aposentadoria. Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estavam em processo de aposentadoria e receberam o auxílio emergencial, terão o valor descontado do benefício, já que esses dois não são acumulativos.
Calendário de pagamento para quem recebe um salário mínimo.
Consulta do benefício Para saber o resultado do seu auxílio-doença é bem simples e você não precisa ir até uma agência do INSS: basta acessar o site ou a plataforma Meu INSS, disponível para celulares. Depois, se cadastre com seus dados pessoais e crie uma senha.
Entendendo o auxílio-doença acidentário Trata-se de um benefício destinado ao empregado comum, ao avulso (prestador de serviços sem vínculo empregatício) e ao segurado especial. E, nesse caso, é também dever da empresa fazer o pagamento do salário ou repasse da remuneração nos primeiros 15 dias de afastamento.