A ficha literária ou de leitura é um documento em que se regista, de forma sintética e ordenada, os dados mais relevantes de um texto que se leu (artigo, capítulo de livro, livro, etc.).
O conteúdo da ficha de leitura deve, primeiramente, resumir a obra. Em seguida, liste as informações importantes como época, personagens principais, relações com outros textos, informações sobre o autor e reflexões pessoais. Aqui, pode-se incluir, também, citações diretas marcantes.
Trata-se de uma agenda com anotações sobre tudo o que foi lido, de bom ou ruim, título das próximas leituras, check list de metas…...Confira as dicas do Clube de Autores para criar um Diário de Leituras:
O diário de leitura não é um texto para ser entregue ao professor, pois, como o próprio nome sugere, é um diário, ou seja, um texto que apenas o aluno irá ler.
Como ter um diário perfeito
Cubra a capa com um material criativo para dar um novo visual ao diário. Para deixar a capa mais estilosa, você pode usar coisas como recortes de tecido, papel de presente ou qualquer papel colorido. Outra opção é recortar formas (como corações, estrelas, etc.) e colá-las.
Dicas para escrever um diário
Dê o primeiro passo. Anote a data no topo da página para saber, futuramente, o dia em que escreveu aquelas palavras. Coloque junto à data um título como “Diário de bordo” ou comece seu texto com algo como “Querido diário”. Escreva onde você está e diga como está se sentindo. Por exemplo: “
Deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fizeram individualmente ou em grupo. O registro deve terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como ocorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
Passos
Diário de bordo é também o nome dado a um instrumento pedagógico no qual o aluno resenha as ideias discutidas ao longo de uma aula ou curso. Pode também se dizer que é um caderno redigido pelo comandante, relatando a viagem que realiza e acabando com qualquer duvida.
O diário de bordo tem como objetivo facilitar o registro das atividades, permitindo ao articulador refletir sobre a sua prática e procedimento de sua tarefa. ... Para Falkembach (1987), os fatos precisam ser registrados no diário de bordo assim que são produzidos.
Como fazer um diário de bordo no Excel. Abra um novo arquivo Excel e coloque o cursor na célula A1, no canto superior esquerdo da planilha . Digite o item que será monitoramento , por exemplo, se você está registrando nomes de registro, tipo "Nome" na célula A1.
O diário de bordo é o instrumento de registro escrito do professor para documentar os acontecimentos do cotidiano escolar, seus sentimentos, preocupações, frustrações, conquistas, o que fez, as atitudes das crianças, as propostas de ação, assim como a relação destas com teorias já estudadas ou novas que vier a surgir e ...
A capa do Diário deve ser corretamente preenchida, nos campos: Identificação da Escola, Curso- Educação Infantil, Componente Curricular – em branco; Ano – 2020; Turno – Manhã, Tarde ; Grau- Ed. Inf.; Série – BI, BII, MI, MII ou NI, NII, de acordo com a sala; Turma – A, B, C.....
O Diário de Bordo é um caderno, físico ou digital, no qual o estudante registra as ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto. ... O registro no Diário deve conter as datas e locais de todos os fatos, o que foi realizado, quais as descobertas e indagações que surgiram, os resultados e suas análises.
Relatório escolar: saiba como preencher diário de classe
Ø no diário de classe devem constar: a relação nominal dos(as) estudantes, em ordem alfabética, observações sobre o rendimento, freqüência justificada e atitudes comportamentais; o planejamento das aulas, o registro dos conteúdos trabalhados em situação didática de cada bimestre e as atividades ou projetos especiais.