A paniculite lúpica (PL) de início na infância é uma doença crônica rara, desfigurante, que prejudica a qualidade de vida do paciente. Afeta a cabeça e o pescoço e pode ser confundida com outras condições patológicas da glândula parótida. A biópsia da pele é exigida para confirmação.
A mesenterite esclerosante (ME) é uma condição fibroinflamatória rara, benigna, não específica, que primaria- mente afeta o mesentério do intestino delgado, sendo o acometimento do me- sentério do cólon observado em cerca de 20% dos casos.
O mesentério é uma dobra dupla do peritônio - como se chama o revestimento da cavidade abdominal - que une o intestino com a parede do abdômen e permite que ele se mantenha no lugar. Dessa forma, o estudo das funções deste novo órgão pode abrir caminho para novos métodos cirúrgicos do aparelho digestivo.
A Mesenterite Esclerosante é uma doença rara, idiopática. Representa o estádio final de progressão das doenças inflamatórias crónicas do mesentério intestinal, com predomínio do componente fibrótico. As manifestações clínicas são variadas e inespecíficas.
Estrutura. A raiz do mesentério é de cerca de 15 centímetros de comprimento, e é ligado à parede posterior da cavidade abdominal.
Mesentério – Anatomia O Mesentério, uma faixa dobrada contínua de tecido membranoso (peritônio) que é anexado à parede do abdômen e envolve as vísceras.