O mesencéfalo é responsável por algumas funções como a visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo.
O Tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central, situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo quase na sua totalidade intracraniano (apenas uma porção do bulbo é exocraniana). Ocupa a fossa craniana posterior diante do cerebelo.
O assoalho do IV ventrículo, também conhecido como fossa rombóide, é formado pela superfície dorsal da ponte e bulbo. O aqueduto cerebral é um estreito canal conectando o terceiro e o quarto ventrículos. Ele tem 1.
O quarto ventrículo é uma das quatro cavidades preenchidas por fluido que compreendem o sistema ventricular no interior do encéfalo humano. É preenchido por líquido cefalorraquidiano. O quarto ventrículo é ligado ao terceiro pelo aqueduto cerebral.
Quarto Ventrículo A porção protuberancial apresenta, de dentro para fora, um sulco mediano, os colículos faciais (núcleo do VI par e fibras do VII par), os sulcos limitantes, as fóveas superiores (núcleos do V par) e a parte superior das áreas vestibulares (núcleos da porção vestibular do VIII par).
O III (terceiro) ventrículo origina da luz do diencéfalo. Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular. O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo.
Existem quatro ventrículos: Dois ventrículos laterais dentro dos lobos do cérebro. Terceiro ventrículo encontrado entre os tálamos. Quarto ventrículo localizado sobre a ponte e a medula e abaixo do cerebelo.
Desenho de um molde de cavidades ventriculares, visto de lado. O aqueduto cerebral, também conhecido como aqueduto de Sylvius ou ducto mesencefálico, é um canal que permite a passagem do líquido cefalorraquidiano pelo mesencéfalo, conectando o terceiro ventrículo ao quarto ventrículo.