É um reflexo psicogênico resultante da interaçao entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoçoes internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberaçao de neurotransmissores e hormônios.
Quando uma música emociona mais ou causa um arrepio, ela libera um hormônio neurotransmissor (uma substância química produzida pelos neurônios para mandar informações para as outras células do corpo) chamado dopamina, que está ligado ao que o sistema nervoso entende como “recompensa” e que manda a mensagem para o corpo ...
Como se comportar diante de uma crise nervosa? É preciso que durante uma crise nervosa, procure-se acalmar com exercícios de respiração, observando o movimento do diafragma em inspirar e expirar sempre de forma lenta por pelo menos 3 vezes , até sentir uma certa leveza.
Mateus 5:4 – “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”. Apocalipse 21:4 – “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. ... Salmos 126:5,6 – “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
O sintoma que você fala de "vontade de chorar sem motivos" pode estar ligado a ansiedade, mas costuma fazer parte também de outros quadros emocionais e físicos. Maque uma consulta com um médico e também com um psicólogo que vão lhe dar um diagnóstico e tratamento indicado individualizado.