EQST

O Que O Anel De Waldeyer?

O que é o anel de waldeyer?

O anel de Waldeyer é constituído pelas adenoides, amígdalas tubárias, amígdalas palatinas e amígdala lingual, além do tecido linfoide das bandas laterais da faringe. ... A remoção das adenoides e amígdalas é um procedimento cirúrgico comummente realizado.

Quais os tipos de tonsilas?

São distinguíveis as tonsilas faríngeas (também chamada de adenoides), as tonsilas palatinas (também chamadas de amídalas) e as tonsilas linguais (também chamadas de amídalas linguais). Ao contrário dos linfonodos, as tonsilas não ficam no trajeto de vasos linfáticos.

Quais são as funções das tonsilas?

As tonsilas palatinas e faríngea são órgãos linfoides imunologicamente reativos, que manifestam anticorpos específicos e atividade de células B e T em resposta a uma variedade de antígenos, desempenhando funções de imunidade humoral e celular.

Qual a composição da linfa?

A composição da linfa assemelha-se com a do sangue, exceto por não possuir hemácias. Apresenta glóbulos brancos, dos quais 99% são linfócitos. Basicamente, a linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios.

Qual o trajeto da linfa no corpo humano?

A linfa é transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e filtrada pelos vários gânglios linfáticos (também conhecidos como linfonodos ou nódulos linfáticos) que existem ao longo da cadeia linfática, após o que é lançada de volta no sangue , desembocando nas grandes veias torácicas.

Como é o fluxo da linfa?

O sistema de fluxo linfático é unidirecional, ou seja, assim que a linfa entra no capilar linfático, ela segue um sentido único até o ducto torácico. Para isso, os capilares linfáticos drenam para os vasos coletores e, depois, para os troncos linfáticos aferentes.

O que poderá acontecer no organismo se por algum motivo os vasos linfáticos forem bloqueados?

Se os vasos ou gânglios forem lesados, removidos ou se há uma obstrução dificultando o retorno dessa linfa, ela poderá acumular-se, provocando aumento de volume dos braços ou pernas afetadas.

O que é problema no sistema Linfatico?

Doenças linfática: É o processo inflamatório dos vasos linfáticos que são, conforme já descrito, pequenos canais encarregados de transportar a linfa dos tecidos para os linfonodos (gânglios). A linfangite pode ter múltiplas causas, infecciosas ou não.

O que é um linfedema nas pernas?

O linfedema é o acumulo de líquido no braço ou na perna devido ao bloqueio do sistema linfático. O sistema linfático conduz a linfa pelo corpo e ajuda no combate de infecções. Pacientes com câncer podem desenvolver linfedema em membros superiores ou inferiores.

Onde o fitato deve ser injetado?

Uma pequena quantidade de material radioativo é injetado na mama. Esse material percorrerá o mesmo caminho de uma célula desprendida do tumor primário e entrará nos ductos linfáticos até alcançar o primeiro linfonodo da cadeia, denominado linfonodo sentinela (LS).

O que significa refluxo dérmico?

Os achados que confirmam o linfedema na linfocintilografia incluem retardo na progressão do radiofármaco, assimetria ou ausência de captação em linfonodos regionais, presença de refluxo dérmico, assimetria dos vasos linfáticos e identificação de linfonodo poplíteo.