Itens para fazer uma sequência didática:
Para que essa sistemática seja efetiva e entregue seu completo valor, é indicado respeitar e seguir os seguintes passos:
A Sequência Didática é uma metodologia de ensino que surgir a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e tem tido aceitação por docentes de várias disciplinas da Escola Regular.
A situação didática é formada por atividades que podem ser definidas como sendo os “meios” usados pelo professor a fim de que o aluno vivencie as experiências necessárias ao desenvolvimento de competências e habilidades fazendo com que a aprendizagem seja significativa.
Entende-se que a sequência didática (doravante SD) orienta e auxilia o professor em sala de aula no desenvolvimento de atividades envolvendo os gêneros textuais, trabalhando passo a passo, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar.
Explore com ela os parágrafos do textos, a pontuação, as ideias principais ou a ideia principal. Depois disso, faça perguntas que estão nas atividades de registro. Desta forma, a criança vai se familiarizando com as questões a serem trabalhadas. Em suma, só ofereça as páginas de atividades, depois de explorá-las bem.
Como organizar sequências didáticas
A escolha do livro didático: critérios para a seleção
O que são atividades sequenciadas ou sequência didática? São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida. São sequenciadas com a intenção de oferecer desafios com graus diferentes de complexidades.
A didática tem grande relevância no processo educativo de ensino e aprendizagem, pois ela auxilia o docente a desenvolver métodos que favoreça o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos.
Ela favorece uma aprendizagem qualitativa, tendo em vista, focalizar sempre o melhor para os alunos e viabilizar facilidades no trabalho do professor, tornando suas ações seguras e precisas. Em suma, a didática é a disciplina que fundamenta a prática docente.