Mucormicose é uma infecção causada por diversas organismos fúngicos na ordem Mucorales, como aqueles nos gêneros Rhizopus, Rhizomucor e Mucor.
Tratamento da aspergilose Uma gotinha de um remédio humano mal dada, pode ser suficiente para matar a ave. O diagnostico é feito baseado nos sinais clínicos, histórico do pássaro e de exames físicos como os hematológicos, radiológicos, endoscópicos ou através de cirurgia respiratória.
O veterinário deve ser o responsável por recomendar o tratamento mais acertado, mas costuma-se usar um acaricida em spray sobre as regiões afetadas, normalmente durante 10 dias. É importante limpar bem a gaiola com água sanitária para eliminar todos os fungos e deicá-la secar até que o cheiro desapareça.
Caso você tenha uma calopsita com conjuntivite, o médico veterinário pode receitar umas gotas de antibiótico para aplicar diretamente nos olhos da ave. Para além do tratamento antibiótico para eliminar a bactéria, podem ser necessários outros tratamentos para aliviar os sintomas.
O tratamento varia muito de acordo com a causa, podendo incluir o uso de antibióticos ou antifúngicos, assim como mudanças temporárias na alimentação, visando endurecer as fezes.