Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Teoria da Literatura é a argumentação científica ou filosófica da interpretação literária, da crítica literária, da História da Literatura e do conceito de Literatura no geral (literariedade, poeticidade, o literário, a sua definição enquanto poesia, etc.)
A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima.
Quais os gêneros digitais citados na BNCC?
Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Digno de epopeia: 1 esplêndido, epopeico, admirável, notável, fabuloso, heroico, imponente, magnífico, nobre, pujante, soberbo, sublime. De grandeza fora do comum: 2 grande, colossal, monumental, desmedido, fantástico, grandioso, homérico, inesquecível, memorável.