De um modo geral, o monopólio legal pode ser definido como a exclusividade de exploração estabelecida pelo Poder Público para si ou para terceiros, por meio de edição de atos normativos.
Resposta. Monopólio é uma situação econômica em que uma única empresa controla a produção e comercialização, ou apenas uma destas atividades, de um determinado produto ou serviço. A palavra é de origem grega, sendo que mono significa “um” e polein significa “vender”.
A existência de um monopólio quer dizer que há apenas uma empresa que domina aquele cenário em que está inserida. Já o oligopólio apresenta poucas empresas, mas é mais de uma. Uma outra característica primordial do monopólio é o fato de não haver concorrência no mercado.
Diferença entre monopólio e oligopólio A quantidade de empresas inseridas em um mercado define como os produtos são oferecidos, principalmente quanto aos preços. No caso do monopólio existe apenas uma empresa que domina o mercado, enquanto o oligopólio se apresentam duas ou mais.
O cartel é um acordo ilegal entre empresas que dominam determinado setor econômico, no intuito de neutralizar os concorrentes, já o monopólio é uma forma imperfeita de dominar um mercado de determinado produto ou serviço impondo preços aos que comercializam.
Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem comercializado.
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais.
As práticas anticompetitivas precisam ser fortemente fiscalizadas e punidas para não causar dano ao mercado e, consequentemente, toda a economia de um país. Existem diversas delas, mas há algumas mais conhecidas que outras.
Dessa forma, o cartel é a padronização dos preços dos mesmos produtos em diferentes empresas. A empresa que se recusa a participar do cartel é sabotada e seus proprietários, ameaçados. Os trustes são associações de empresas que surgiram a partir da fusão de várias empresas que já controlavam a maior parte do mercado.
Resumindo: A empresa holding é uma empresa que controla duas ou mais empresas do mesmo segmento, que não são necessariamente concorrentes e nem detém a maior parte do mercado. Enquanto isso, trustes são negócios gigantescos que se fundem para obterem fatias ainda maiores do mercado.
Resposta. Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos ou serviços.
CONCLUSÃO TRUSTES= Fusão de empresas; CARTÉIS= Acordos entre empresas ou trustes; CONGLOMERADO= Fusão de trustes. ...