A matriz extracelular (MEC) é uma rede complexa composta por quatro grandes classes de macromoléculas: colágenos, proteoglicanos (PGs), glicosaminoglicanos (GAGs) e glicoproteínas adesivas,8 que proporcionam um arcabouço físico para a sustentação da estrutura tecidual, determinando a hidratação e conseqüentemente o ...
Os proteoglicanos presentes na matriz extracelular realizam importantes funções, dentre elas, regulação da atividade de moléculas sinalizadoras, controle do tráfego de células e moléculas, atuação como co- receptores e interação com proteínas fibrosas da matriz.
São componentes fundamentais na Matriz extracelular, nos tecidos conjuntivos, cumprindo várias funções. Todos possuem abundância de grupos aniônicos, o que lhes proporciona grande afinidade com a união de íons como sódio e água, o que condiciona sua grande capacidade higroscópica, e tendem a ocupar grande volume.
Matriz extracelular: composição Colágeno: dá à célula resistência à tração e facilita o processo de adesão e migração das células; Elastina: outra fibra que concede aos tecidos a capacidade de recuo e alongamento sem que sejam rompidos; Laminina: essa proteína é particularmente importante.
A matriz extracelular é formada pela substância fundamental e diferentes combinações de proteínas fibrosas, que podem ser colágenas, elásticas ou reticulares. ... Três tipos diferentes de fibras são sintetizados pelo tecido conjuntivo: as fibras colágenas, as reticulares e as elásticas.
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito Sua matriz extracelular é abundante, composta de uma parte gelatinosa (polissacarídeo hialuronato) e três tipos de fibras proteicas: colágenas, elásticas e reticulares.
Os três componentes do tecido conjuntivo são células, substância fundamental e fibras. A substância fundamental e as fibras compõem a matriz extracelular (MEC).