Resposta. Resposta: A literatura para mim é uma arte de criar e compor textos,existem vários tipos de produção literárias,como prosa,poesia,literatura técnica,literatura popular,entre outros.
A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. O nome literatura de cordel tem origem na forma como esses folhetos são vendidos, eles normalmente são pendurados em barbantes, cordas ou cordéis. ...
O cordel nordestino é uma expressão popular que se caracteriza pela declamação de poemas. Esses textos rimados são impressos em folhetos e pendurados em cordas - os cordéis! - e vendidos em feiras livres. Esse tipo de arte costuma trazer temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais.
O nome cordel tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas ou barbantes, em Portugal. Esse nome se manteve no Brasil, embora o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. De modo geral, os poemas são ilustrados com xilogravuras nas capas.
Principais cordelistas brasileiros: Antônio Brasileiro Borges, Expedito Sebastião da Silva, Cunha Neto, Arievaldo Viana Lima, Ismael Gaião, Jarid Arraes, Apolônio Alves dos Santos, Elias de Carvalho, Cego Aderaldo, entre outros.
A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.
Resposta. Resposta: a forma que o ser humano trata o planeta.
Resposta. Resposta: A literatura de Cordel pode Virar música , poesia , contando histórias que possamos entender como escutar música com História estendemos muito melhor , nas Canções de Luiz Gonzaga a Literatura de Cordel é só você ouvir uma música dele que irá perceber .
Nos estudos sobre a poesia moderna, as estrofes são definidas como sendo cada uma das seções que constituem um poema. Cada seção é composta pelo agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de sentido e ritmo. O início e o final de cada estrofe do poema são delimitados com espaços em branco.
O poema de cordel é geralmente formado por estrofes, que podem ter quatro, seis ou dez versos cada uma. A mais comum é a estrofe de seis versos. No trecho do poema lido,quantos versos há em cada estrofe?
Passo a passo: