Sob a ótica objetiva, o Direito Administrativo é o conjunto de normas que regulamentam e regulam a atividade da Administração Pública de atendimento ao interesse público.
Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público 1.
Regime jurídico administrativo é conceito que envolve a disciplina jurídica peculiar ao Direito Administrativo, que se caracteriza por objetivar equilíbrio entre a satisfação dos interesses coletivos e a proteção das liberdades individuais.
1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.
Dicas de como estudar Direito Administrativo para concursos...
Para entender direito administrativo não há segredo. Primeiro você deve escolher uma doutrina que tenha uma linguagem que lhe agrade, ou seja, que tenha uma leitura fácil. Depois você deve estudá-la sempre tirando dúvidas sobre cada ponto abordado e em seguida fazer um resumo com suas palavras sobre o que aprendeu.
Veja como estudar Direito Administrativo para concursos
A diferença é que o Direito Constitucional se interessa pela estrutura estatal e pela instituição política do governo, já o Direito Administrativo cuida da organização interna dos órgãos da Administração, do seu pessoal e do funcionamento de seus serviços, de modo a satisfazer as finalidades que lhe são ...