É um animal em cujo genoma ocorreu a inativação ou deleção de um gene (knockout) ou a modificação de um gene (knockin). As técnicas utilizadas para a geração destes modelos permitem, portanto, a inativação de genes.
Os animais transgênicos são aqueles que tiveram seu patrimônio genético alterado com a introdução de genes de outras espécies que não a sua. Isto ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado. O objetivo é fazer com que o gene exógeno se expresse neste animal "hospedeiro".
Cereais, farinhas, chocolates e hambúrgueres são exemplos de alimentos que podem conter transgénicos. Quem o diz é Margarida Silva, da plataforma “Transgénicos fora do prato”.
Os perigos que os transgênicos podem oferecer ao meio ambiente são muitos. A inserção de genes de resistência a agrotóxicos em certos produtos transgênicos faz com que as pragas e as ervas-daninhas (inimigos naturais) desenvolvam a mesma resistência, tornando-se "super-pragas" e "super-ervas".
PONTOS POSITIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento da produção de alimentos Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento PONTOS NEGATIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento das reações alérgicas ...