Gama glutamil transferase baixo O valor de GGT baixo é semelhante ao valor normal e indica que não existe qualquer alteração no fígado ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo.
Para realizar o exame de Gama GT, é preciso suspender a ingestão de álcool e/ou cigarro por 24 horas, não ter realizado biópsia hepática nos últimos 5 dias e estar em jejum de, no mínimo, 8 horas. Os valores de referência do Gama GT são: Homem: até 85 U/L. Mulher: até 38 U/L.
A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.
As alterações nos níveis de TGO e TGP são normalmente indicativas de lesões no fígado, o que pode acontecer devido à hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado, sendo consideradas essas possibilidades quando são verificados valores muito superiores de TGO e TGP.
Normalmente, TGO e TGP acima de 150 U/L indicam doenças do fígado, necessitando de exames complementares para se definir quais são. Se os valores estiverem acima de 1000 U/L, o indicativo é para hepatites virais, isquêmicas ou por drogas (por exemplo, intoxicação de Tylenol.
Níveis elevados de TGO com ou sem aumento de TGP estão relacionados a doenças e problemas como:
TGP e TGO acima de 1000 U/L: este resultado pode indicar uma hepatite viral em curso, hepatite isquêmica ou hepatite causada por intoxicação por medicamentos (principalmente paracetamol), álcool ou outras substâncias.
A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.
A hepatite medicamentosa não se pega pois ela não é contagiosa, sendo somente causada pelo uso de substâncias que prejudicam o funcionamento do fígado....O que pode causar hepatite medicamentosa.
Um ótimo remédio caseiro para tratar problemas do fígado é chá de boldo pois tem propriedades que melhoram o funcionamento do órgão. No entanto, outra opção é escolher a infusão de alcachofra e de jurubeba, que é uma planta com excelentes propriedades digestivas, que facilitam a digestão e protegem o fígado.
9 remédios caseiros para gordura no fígado