O regime político democrático instituído por Clístenes tinha por princípio básico a noção de que “todos os cidadãos têm o mesmo direito perante as leis”. ... A democracia de Atenas era, dessa forma, elitista, patriarcal e escravista, porque apenas uma pequena minoria de homens proprietários de escravos poderia exercê-la.
Entre as reformas de Clístenes está o reconhecimento da igualdade de todos os cidadãos atenienses perante a lei da cidade. A divisão da cidade foi reorganizada, e, em vez de quatro tribos, passaram a existir 10, organizadas por localidade e não por renda.
Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.
Olá, Mulheres, estrangeiros e escravos não possuíam direitos na sociedade Ateniense, ainda que o modelo vigente fosse o democrático. ... Já os escravos, além de não possuírem quaisquer direitos, eram vistos como seres inferiores. Estrangeiros também eram excluídos da cidadania.
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.
Os atenienses para o Brasil tiveram a grande contribuição da democracia que envolve todos que fazem parte de um povo. No caso do Brasil envolve também os índios. ... A história política do Brasil passa a sua história social bem como de inclusão dos diversos povos que fazem o Brasil.
Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense. Fato este que só foi modificado tendo em vista as mudanças sociais ocorridas com o tempo sobre o aspecto da inclusão, sendo essa a diferença na atualidade.