Num objecto iluminado, podemos encontrar dois tipos de sombras; as próprias e as projectadas.
A sombra, basicamente falando, é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.
A sombra e a penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz. Estamos acostumados a nos deparar com a nossa própria sombra ou com a sombra de objetos que nos cercam. Sabemos que elas surgem sempre que um objeto (ou anteparo) está na frente de uma fonte de luz.
Resposta: 6- Propagação retilínea da luz. ... - Sempre que colocamos algum objeto sobre a luz percebemos que há a formação de uma sombra mais escura e, às vezes, outra sombra um pouco mais clara. A essa sombra mais clara damos o nome de penumbra.
A esfera opaca E não permite que a luz se propague e dessa forma os raios luminosos não atingem a região atrás da esfera. Essa região não iluminada é denominada sombra. Observe que a fonte F é pequena quando comparada às dimensões da esfera E, por isso dizemos que ela é uma fonte pontual ou puntiforme.
substantivo feminino Meia-luz; ponto que se encontra entre a luz e a sombra; ponto de transferência entre a luz e a sombra; mudança gradativa da luz para a sombra. [Figurado] Ausência de importância; que não é de conhecimento público: o artista está na penumbra da fama.
Penumbra é um substantivo que significa quase escuridão. Pode ser definida como um ponto de transição que existe entre a luz e a escuridão e por esse motivo tem o sentido de quase escuro. A penumbra acontece entre a luz e a escuridão, quando existe um bloqueio parcial entre a fonte de luz e o objeto iluminado.
Penumbra ou lusco-fusco É considerada uma situação perigosa, pois contornos e cores ficam pouco definidos, o que torna mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e, principalmente, ver e ser visto. Nessas situações deve-se: manter a luz baixa ligada, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.
Em muitos casos, o sono está associado ao desgaste do corpo. Sabemos que a rotina de um motorista é cansativa, exigindo um grande esforço físico durante longas horas de condução. Por isso, é muito importante entender os sinais de cansaço que o corpo dá, respeitando os seus limites em todas as situações.
Se seu carro começar a derrapar, tire o pé do acelerador, mantenha as duas mãos no volante, olhe para onde você quer ir e dirija até lá.
Quando existe uma ou duas faixas contínuas, não é permitido ultrapassar. Quando existem uma faixa contínua e uma tracejada, somente é permitido ultrapassar no sentido do lado tracejado. Com duas faixas tracejadas, é permitido fazer a ultrapassagem nos dois sentidos.