Simplifique o projeto e planeje, acompanhe e gerencie com facilidade o trabalho em sprints. O template de scrum do Jira inclui quadros, backlogs, roteiros, relatórios e muito mais!
Para que isso dê certo, a empresa precisa avaliar o perfil da equipe e do projeto. É importante identificar quem poderá ser útil para cada papel a partir das suas habilidades e do seu potencial de impacto. Assim, você poderá formular equipes multidisciplinares e capazes de trabalhar conforme bons padrões de qualidade.
Assim como ocorre no SCRUM do rugby, a abordagem do SCRUM empresarial utiliza um número limitado de participantes por projeto. Cada equipe de projeto é formada por cerca de sete pessoas.
Todos os times terão a base necessária para serem mais eficazes e produtivos. Isso vale mesmo para os cenários em que há mudança de necessidades: os times podem avaliar rapidamente o que deve ser feito para se adaptarem ao novo cenário e, com isso, diminuir o impacto das alterações no fluxo de trabalho.
A diferença entre agilidade e a definição de Scrum pode ser encontrada no guia Scrum e no Manifesto Ágil. O Manifesto Ágil descreve quatro valores:
Assim como acontece com o Agile, também é comum surgirem dúvidas sobre o que é Scrum e Kanban, ou melhor, qual a relação Kanban vs Scrum. O método Kanban é um conjunto de práticas que visam otimizar processos de maneira constante, eliminando desperdícios e melhorando a entrega de valor nos serviços prestados, através da resolução sistemática de problemas.
Como vimos, faz parte dos pilares do Scrum entregar valor nos serviços prestados. Dessa forma, todas as pessoas que fazem parte do projeto precisam trabalhar para atender às demandas e solucionar os problemas dos clientes, o que significa agregar valor nas entregas.
A equipe do Scrum direciona o plano para cada sprint. Eles fazem a previsão de quanto trabalho acreditam que podem concluir durante a iteração usando sua velocidade histórica como um guia. Manter fixa a duração da iteração fornece feedback importante para a equipe de desenvolvimento no seu processo de estimativa e entrega, que, por sua vez, faz previsões cada vez mais precisas ao longo do tempo.
Uma das características mais interessantes é a capacidade de adaptação que a metodologia proporciona. Ao iniciar um novo projeto ou identificar uma oportunidade de mercado, a equipe não precisa — e nem deve — se apegar à ideia de obter respostas definitivas.
No começo, os diversos conceitos envolvidos na metodologia podem parecer intimidadores, mas não se preocupe. A seguir, vamos trazer uma explicação para que você compreenda cada um deles com calma!
O Scrum pode ser aplicável em empresas, projetos ou equipes que queiram adotar práticas mais estratégicas e eficientes. Ainda que seja mais comum encontrar um scrum team da área de TI ou demais setores da tecnologia, também é possível montar times scrum em outras áreas diversas.
O SCRUM deve ser visto como uma forma de orientar o trabalho de equipes com foco em resultados inteligentes e alinhados com as demandas existentes. Ele coloca a empresa preparada para entregar novidades continuamente. Além disso, amplia o alinhamento de expectativas entre os participantes no projeto, evitando baixa insatisfação.
O ideal é que cada Sprint tenha um tempo fixo (preferencialmente abaixo de um mês). Assim os times podem se organizar melhor e ter um fluxo de trabalho mais eficiente. Ao mesmo tempo, conseguem entregar mais resultados e manter um alinhamento contínuo de expectativas.
Os membros da equipe têm diferentes conjuntos de competências, que são passadas de um para o outro para que nenhum deles se torne um obstáculo para a entrega do trabalho. Equipes fortes do Scrum se organizam e abordam os projetos com uma nítida atitude coletiva. Todos os membros da equipe se ajudam para garantir a conclusão bem-sucedida do sprint.
O Scrum é uma estrutura ágil de gestão de projetos que ajuda as equipes a estruturar e gerenciar o trabalho por meio do conjunto de valores, princípios e práticas. Semelhante a uma equipe de rugby (de onde vem o nome) treinando para o grande jogo, o Scrum estimula as equipes a aprender com as experiências, a se organizar para resolver um problema e a refletir sobre os êxitos e fracassos para melhorar sempre.
Entre as empresas que utilizam a metodologia, é comum fazer sprints curtos e reuniões diárias de, no máximo, 15 minutos, também chamadas de daily SCRUM. Esse é o momento em que, assim como no rugby, os jogadores buscam “encaixar as peças”.
A metodologia SCRUM, em outras palavras, atua no gerenciamento de projetos, auxiliando no alcance de todos esses objetivos definidos durante as etapas de planejamento. Com o maior alinhamento entre os times, torna-se mais fácil avaliar o que deve ser feito para evitar desperdícios e melhorar o resultado final. Ou seja, a metodologia SCRUM amplia a habilidade de profissionais de gestão para entregarem os resultados esperados pelo cliente.
Se a sua empresa pretende adotar o SCRUM, não basta apenas incorporar as bases dessa filosofia no seu dia a dia. Também é necessário dar as ferramentas para que os times possam trabalhar com qualidade. Ao mesmo tempo, a cultura de trabalho deve ser moldada para esse ambiente.
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
Usar o Scrum no gerenciamento de projetos permite melhorar os processos e a entrega de resultados dentro do planejamento, da descrição, dos prazos e dos custos definidos....As principais vantagens do Scrum
Vantagens do framework Scrum
Ao utilizar o Scrum, as corporações conseguem uma maior eficiência na gestão de processos. Ele tem como principal objetivo reduzir dificuldades, como a falta de planejamento, mudanças constantes de requisitos, escopos mal definidos e falhas na comunicação, tanto interna quanto externa.
O Scrum foi criado para otimizar a satisfação e a produtividade da equipe, a capacidade de resposta e a qualidade do produto. As práticas que permitem que esses benefícios se tornem viáveis incluem trabalhar em sprints curtos e disponibilizar informações para todas as partes interessadas.
Mas uma equipe Scrum auto-organizada está envolvida na missão de estimar a realização dessas tarefas e decidir quais são os melhores caminhos a seguir para conseguir entregar o que o cliente precisa da melhor maneira possível. ... A auto-organização é fundamental para o sucesso de projetos ágeis.
o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, mais conhecido como Manifesto Ágil ou Agile. Esse documento, que reúne um conjunto de valores e princípios, teve como principal objetivo nortear as ações das equipes ágeis, mantendo-as focadas no que realmente agrega valor tanto para o projeto quanto para o cliente.
Os benefícios da metodologia ágil para a TI
O Manifesto Ágil diz que: "Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. ... Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; Responder às mudanças mais que seguir um plano."
Cada método ágil existente hoje carrega consigo os valores e princípios arraigados no Manifesto Ágil, métodos como Scrum, Kanban e XP os trazem, por isso são denominados ágeis.
Em transações imobiliárias, na prática, a venda do ágio é uma cessão de direitos transferida para o novo comprador sob a contraprestação deste ressarcir, total ou parcialmente, ou até mesmo pagar um valor a mais ao antigo comprador pelo o que ele pagou no imóvel.
Agil-C é um suplemento alimentar indicado para: - Auxiliar no trabalho do sistema digestivo, bem como sobre o funcionamento do sistema imunológico.
RH Ágil é uma abordagem em Recursos Humanos baseado em metodologias ágeis, de modo que a área possa se tornar menos operacional e mais estratégica. O RH Ágil é baseado nos pilares de: redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, motivação intrínseca e mais.
Metodologia Squad é um modelo organizacional dentro da Cultura Ágil. Ao contrário de equipes que são divididas por áreas onde todos os profissionais das equipes têm a mesma formação e conhecimento, a metodologia squad organiza a empresa em equipes multidisciplinares com objetivos específicos.
A sua empresa deve seguir as novas tendências de RH?
A cultura ágil é uma nova forma de pensar dentro dos modelos de gestão já existentes, os valores consistem em conferir maior responsabilidade no trabalho em equipe, de uma forma que todos têm conhecimento dos desempenhos individuais e cobram resultados um do outro, sem hierarquias.
Agile Coach é o especialista que implementa a metodologia ágil (ou agile, no original, em inglês) em empresas. Seu papel é garantir resultados e entregas bem-sucedidas, além de ajudar a corporação a navegar pelos diversos métodos existentes.
A média salarial para esse profissional gira em torno de R$ 6.